Os mais novos membros da OTAN realizam um exercício aéreo conjunto com um dos aviões militares mais antigos em operação: o B-52.
Em serviço ativo desde 1955, o Boeing B-52 Stratofortress é o bombardeiro há mais tempo em operação ininterrupta no mundo, e faz parte da tríade nuclear americana. Ao longo destas quase sete décadas de voos, o modelo nunca fez uma operação conjunta com caças Gripen e Hornet.
No entanto, nesta semana, a Força Aérea da Finlândia enviou caças F/A-18C/D Hornet para realizar exercícios conjuntos com o JAS-39C/D Gripen da Suécia e um B-52 da Força Aérea Americana (USAF).
A Finlândia se uniu à OTAN em 2023 e à Suécia em 2024, fortalecendo o bloco militar contra uma provável agressão vinda da Rússia, que invadiu novamente a vizinha Ucrânia. Desde então, vários exercícios de integração têm sido feitos entre os novos membros, visando aumentar a prontidão de resposta em caso de um ataque vindo do oriente.
Training together over Finland! On 7 November, Finnish Air Force F/A-18s flew a training mission together with a US B-52 bomber and Swedish JAS 39 Gripens in Finnish airspace. 🇫🇮🇺🇸🇸🇪 #Ilmavoimat #WeAreNato #StrongerTogether @flygvapnet @HQUSAFEAFAF pic.twitter.com/XE9Q8ErDze
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) November 7, 2024