Início Aviação Militar

Caças Mitsubishi “fogem” de Tsunami pelas ruas de famosa ilha japonesa

Divulgação – JASDF

Vários caças foram vistos rodando numa rua de uma ilha japonesa para fugirem de um possível Tsunami após uma série de terremotos na Ásia.

Os aviões são o Mitsubishi F-15J, versão sob licença do famoso caça americano de superiodade aérea McDonnell Douglas/Boeing F-15 Eagle, e são baseados na Base Aérea de Naha, localizada na Ilha de Okinawa, junto do aeroporto civil da cidade.

Okinawa é uma das maiores ilhas japonesas, sendo a 5ª em área e em população. Ela foi conhecida na Segunda Guerra Mundial por uma bruta batalha entre as forças do império japonês e os americanos, que no dia 1º deste mês celebram 79 anos da invasão de Okinawa, a maior já feita no Teatro do Pacífico.

Divulgação – JASDF

Esta batalha foi a mais sangrenta do conflito contra o Japão, resultando em 350 mil mortes entre militares de ambos os lados e civis, além de 2.000 aviões de combate destruídos. Foi neste conflito que o maior navio de guerra japonês da época, o encouraçado Yamoto, foi destruído em um ataque aéreo americano.

Passado o conflito, a ilha ainda é um ponto estratégico, contando com bases aéreas americanas e japonesas, agora como aliados militares. E na Base de Naha estão alocados algumas dezenas de caça F-15J em dois esquadrões.

Com o terremoto de magnitude 7,4 na Escala Richter que atingiu principalmente Taiwan, mas também afetou a China e o Japão, foi emitido um alerta de Tsunami para Okinawa.

Desta maneira, o aeroporto da cidade poderia ficar alagado já que está literalmente na costa e parte dele foi construída através de um aterro sobre o mar.

A JASDF, a Força Aérea de Autodefesa do Japão, optou por retirar os caças e veículos mais críticos de dentro da base e levar para a parte alta da ilha. Este percurso foi feito pelas ruas da cidade onde foi possível ver vários caças F-15J sendo rebocados em fila:

Sair da versão mobile