Caixa misteriosa no Aeroporto de Palmas leva ao acionamento do Esquadrão de Bombas

Aeroporto de Palmas – Imagem: Apcs78, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Um objeto suspeito que levantou dúvida sobre ser uma bomba foi deixado no interior do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, no Tocantins, e movimentou os meios policiais no último sábado, dia 25 de dezembro.

O objeto estranho teria sido deixado em cima de um balcão de uma locadora de veículo, no interior do aeroporto.

Na aviação, profissionais de todos os segmentos, desde serviços de solo até tripulantes, são frequentemente treinados em AvSec (Aviation Security, ou Segurança contra Atos de Interferência Ilícita), para estarem sempre atentos a atitudes estranhas de pessoas ou objetos suspeitos, tanto a bordo dos aviões quanto em qualquer área dos aeroportos e suas imediações.

Assim, até mesmo uma bagagem de viagem deixada por alguns minutos desacompanhada em qualquer local pode ser o suficiente para o acionamento das equipes de segurança.

Dessa forma, após o pacote ter permanecido por longo tempo no balcão, levantou suspeita, sendo necessário o acionamento do Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar.

De acordo com informações do g1, o suposto artefato, que havia sido deixado por uma pessoa não identificada, estava enrolado com fita adesiva, reforçando a suspeita.

Diante da situação, a Polícia Militar e a Polícia Federal iniciaram o protocolo de explosivos, retirando o envólucro do balcão e levando para uma área segura para averiguação.

Ao abrir o pacote suspeito através de uma explosão controlada, foi constatado se tratar de uma caixa de ferramentas e outros acessórios, descartando-se qualquer ameaça explosiva. Apesar da ocorrência, não houve relato de atraso nas operações do aeroporto.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias