Califórnia e outros três estados vão à corte contra a fusão da JetBlue e Spirit

Fotos por Anna Zvereva e Alan Wilson – Fotomontagem por AEROIN

Mais governos se juntaram contra a fusão das companhias aéreas JetBlue e Spirit, duas empresas de baixo custo dos Estados Unidos. Os procuradores-gerais da Califórnia, Carolina do Norte, Maryland e Nova Jersey, se juntaram ao Departamento de Justiça num processo antitruste movido originalmente pelos governos de Massachusetts, Nova Iorque e Distrito de Columbia.

Este processo tenta bloquear a compra da Spirit Airlines pela JetBlue, fundada pelo brasileiro David Neeleman e, portanto, uma “quase irmã” da Azul Linhas Aéreas. A compra, no valor de 3,8 bilhões de dólares, já foi aprovada pelas empresas, mas ainda precisa de aprovação governamental.

A alegação dos estados (onde as empresas têm forte presença) e do Departamento de Justiça é que a fusão iria favorecer um oligopólio e diminuir a competitividade no mercado aéreo americano.

Por outro lado as empresas alegam o contrário, dizendo que ao se juntarem vão fortalecer a competição contra os grandes grupos como a American, Delta, United e Southwest Airlines, que já dominam a aviação americana. Muita água ainda deve rolar sobre esse assunto.

Com Informações do Departamento de Justiça dos EUA

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 737 deixa uma das rodas para trás durante a decolagem;...

0
Um Boeing 737 perdeu uma das rodas do conjunto principal do trem de pouso durante o procedimento de decolagem no último domingo.