Início Acidentes e Incidentes

Câmera ao vivo capta o estranho som do avião sofrendo estóis de compressor

A decolagem do Boeing 757, em cena do vídeo que você assiste a seguir nesta matéria

Não é algo incomum vermos ocorrências que envolvem o chamado “estol de compressor” dos motores dos aviões, porém, geralmente contamos apenas com relatos de que pessoas nas vizinhanças do aeroporto ouviram “estouros” ou “explosões” do motor.

Agora, no entanto, um destes casos foi registrado por uma câmera ao vivo que inclui a gravação do áudio ambiente, permitindo saber exatamente qual foi o som emitido pelo propulsor turbofan aeronáutico quando enfrentou essa falha em seu funcionamento.

Veja a seguir o vídeo e, na continuação da matéria, saiba mais sobre esta ocorrência. Note que o barulho do motor só é ouvido algum tempo após a aeronave desaparecer da cena, pois aconteceu quando o avião passava acima da posição da câmera:

A situação que você assistiu e ouviu no vídeo acima teve como protagonista a aeronave Boeing 757-300 registrada sob a matrícula D-ABOB, que você vê na imagem a seguir, operada pela companhia aérea alemã Condor.

Imagem: Marvin Mutz / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Segundo relata o The Aviation Herald, o jato estava realizando o voo DE-1439 de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, para Hamburgo, na Alemanha, nesta sexta-feira, dia 07 de janeiro.

Como se nota na gravação, o B757 partiu pela pista 03 de Lanzarote, e segundo o relato, foi o motor direito o que sofreu os repetidos estóis do compressor.

Um estol de compressor (“compressor stall”) é uma interrupção momentânea do fluxo de ar na seção de compressão de uma turbina a gás ou um turbocompressor. Caso resulte na interrupção completa do fluxo de ar através do compressor, é chamada de surto do compressor (“compressor surge”).

A gravidade do fenômeno varia de uma queda momentânea de potência, que pode quase nem ser registrada pelos instrumentos do motor, até uma perda completa de compressão em caso de surto, exigindo ajustes no fluxo de combustível para tentar recuperar a operação normal. O estol de compressor pode ser iniciado por diferentes motivos, como, por exemplo, a ingestão de um objeto estranho ou algum problema no funcionamento do próprio motor, entre outros.

Com o problema afetando o motor do Boeing 757, os pilotos pararam a subida a 4.800 pés (cerca de 1460 metros) de altitude, mas optaram por desviar para outro aeroporto próximo, o de Fuerteventura, também nas Ilhas Canárias. Este aeroporto tem 1.000 metros a mais de pista (3.400 contra 2.400), porém, não há informações que confirmem se foi este ou outro fator que levou à decisão pelo desvio.

O avião sendo levado para o outro aeroporto – Imagem: RadarBox

Os pilotos completaram um pouso seguro na pista 01 do aeroporto alternativo cerca de 30 minutos após a partida. A chegada ocorreu por volta das 11h30 da manhã desta sexta-feira (considerando o horário de Brasília), e a aeronave permanecia em solo até a publicação desta matéria.

Atualização: um passageiro deste voo registrou em vídeo o momento da ocorrência, clique aqui para acessar.

A título de curiosidade, caso você não conheça a câmera apontada para o aeroporto de Lanzarote, deixamos a seguir o player com a transmissão ao vivo:

Sair da versão mobile