Câmera capta arremetida de 787 em Guarulhos devido a jatinho na área protegida da pista

O Boeing 787 arremetendo, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Mais uma gravação captada pelas câmeras ao vivo que mostram o movimento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, permite a oportunidade de acompanhar os procedimentos de segurança da aviação.

No começo da manhã da última segunda-feira, 6 de março, o controlador de tráfego aéreo precisou instruir a arremetida de um Boeing 787 porque um jato executivo ainda estava na área protegida da pista 10R.

Acompanhe a seguir a gravação, feita pela câmera do canal Golf Oscar Romeo do YouTube, e confira, abaixo do vídeo, mais detalhes sobre a situação e os procedimentos.

Como visto nas cenas acima, o jato executivo Falcon 2000LX aterrissou pela cabeceira 10R de Guarulhos, às 06h18 da manhã da segunda-feira, e livrou a pista pela taxiway T (“Tango”), porém, não houve tempo suficiente para que o pouso do Boeing 787-9 pudesse ser autorizado a pousar.

Nota-se que o jatinho até já estava fora do pavimento da pista quando o grande avião comercial foi visto aparecendo na tela, já no procedimento de arremetida, porém, o controlador de tráfego aéreo só autorizaria o pouso se houvesse tempo suficiente para que o Falcon estivesse fora da área protegida, que vai muito além da lateral da pista.

Como já mostrado em outros momentos pelo AEROIN, de acordo com o RBAC 153, a área protegia de pista é a área que compreende, entre vários espaços, também os dois lados da pista, até uma distância delimitada estabelecida pelo RBAC 154.

Essa distância lateral além do fim do pavimento precisa estar sempre livre durante um pouso ou uma decolagem, para garantir que não haverá menor risco de colisão caso a aeronave enfrente qualquer imprevisto na operação.

Assim, como o jato executivo poderia ainda não ter passado para fora do limite lateral da área protegida até o pouso do Boeing 787, o que configuraria um incidente de “Incursão em Pista”, foi dada a instrução de arremetida.

Trajetória do Falcon e, no destaque em vermelho, a marcação do limite lateral da área protegida da pista – Imagem: FlightRadar24

Informações mais detalhadas sobre área protegida e incursão em pista podem ser conferidas neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ao transportarem 297 mil pessoas entre Brasil e EUA de janeiro...

0
Em janeiro e fevereiro de 2024, as companhias registraram 42% de crescimento no número de passageiros em voos entre Brasil e Estados Unidos.