Uma gravação feita no último domingo, 15 de setembro, mostra que as decolagens no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), precisaram ser paralisadas momentaneamente devido a um objeto na pista.
As cenas a seguir foram captadas na tarde do domingo, pela câmera ao vivo do canal “SBGR Live” no YouTube, quando dois grandes aviões de transporte de passageiros decolavam em sequência rumo à Europa, pela pista 10L de Guarulhos:
Como visto na gravação acima, no momento em que um Airbus A330-900 da italiana ITA Airways acelerava em sua corrida de decolagem, uma pipa que já estava caída na lateral da pista foi movimentada pelo fluxo de ar e foi parar no meio da pista.
Com isso, os pilotos do Airbus A330-300 da espanhola Iberia, que já tinham até recebido autorização para decolagem logo depois do ITA Airways, notaram o objeto na pista e comunicaram ao controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos. O piloto explicou que a pipa estava aproximadamente na região da interseção da pista com a taxiway H (“hotel”, no alfabeto fonético).
Em seguida, o controlador acionou as equipes de serviço do GRU Airport e um veículo foi até a pista para a remoção da pipa.
A ocorrência ressalta, mais uma vez, o problema que a soltura de pipas nas proximidades do aeroporto pode gerar para as operações aéreas, variando desde a interrupção de voos até o risco de incidentes e acidentes, caso, por exemplo, o objeto obstrua sensores de aquisição de dados da aeronave ou seja ingerido pelo motor.