Câmera capta severa tempestade no aeroporto de Viracopos, com arremetidas e ventos intensos

O difícil pouso do ATR 72, em cena do vídeo mostrado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo – Reprodução proibida sem autorização

A tarde dessa quarta-feira, 18 de janeiro, representou trabalhou adicional para alguns pilotos durante suas aproximações e pousos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A chegada de uma severa tempestade na região do aeroporto, entre Indaiatuba e Campinas, por volta das 16h40, resultou em ventos laterais muito intensos, de até cerca de 80 km/h, levando a arremetidas e muita instabilidade em alguns pousos.

Conforme o vídeo a seguir, a câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” captou os minutos em que a meteorologia rapidamente se degradou e dificultou o pouso de um ATR 72, seguido de um Embraer 195 e um Airbus A330neo.

Como visto nas cenas acima, inicialmente os pilotos do ATR 72 da Azul arremeteram-no durante a aproximação para a cabeceira 33 e, alguns minutos depois, quando se aproximaram pela cabeceira oposta, 15, o aeroporto já recebia tanto vento que nuvens de terra eram levantadas dos arredores da cabeceira 33.

Na sequência, os pilotos das próximas duas aeronaves efetuaram arremetidas antes mesmo que pudessem aparecer na aproximação em meio à tempestade. Houve relatos de que a energia elétrica chegou a ser interrompida em alguns pontos do Aeroporto de Viracopos.

Diversas aeronaves permaneceram em órbitas (trajetórias de espera em voo) nas proximidades de Campinas até que a meteorologia melhorasse, com a situação se normalizando cerca de meia hora depois.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Feira de Santana (BA) quer atrair mais companhias

0
Algumas empresas estão manifestando interesse em operar voos no aeroporto feirense, fazendo com que as expectativas aumentem.