Câmera captou operação do Airbus A330 da Força Aérea Francesa no Recife nesse domingo

O A330 taxiando no Recife, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Papa Charlie Golf

Como mostrado pelo AEROIN mais cedo nesse domingo, o Airbus A330 da Armée de l’Air, a Força Aérea Francesa, usado como avião presidencial do país, decolou da Guiana Francesa e sobrevoou o Norte e o Nordeste do Brasil até um pouso em Recife (PE).

Segundo informações extra-oficiais, a aeronave estaria se deslocando para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde seria submetida a manutenção no grande hangar da Azul Linhas Aéreas, que também atende aos A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB) e aos de sua própria frota.

Diante da parada técnica no Recife, pousando por volta das 16h00 e decolando por volta das 18h00, as operações de pouso e decolagem do A330-200 de matrícula F-RARF foram captados pela câmera ao vivo do canal “Papa Charlie Golf” no YouTube, conforme pode ser visto novamente no vídeo a seguir.

Segundo pessoas que observaram a aeronave no Recife, o A330 subiu sem recolher o trem de pouso e assim seguiu voo. A informação é condizente com o fato de que os dois trechos de voo estão sendo feitos em menor altitude do que o normal.

Geralmente, quando há alguma limitação relacionada à manutenção ou a outro fator que resulte na necessidade de manter o trem de pouso estendido, o voo é executado em menor altitude e menor velocidade, já que a aeronave não está configurada para o desempenho aerodinâmico padrão.

Atualização: a chegada ao Aeroporto Internacional de Viracopos também foi gravada ao vivo pela câmera do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, como pode ser visto nesse link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC sediará em Brasília debate sobre inclusão e liderança feminina no...

0
A iniciativa faz parte do subprograma Mulheres na Aviação, dentro do programa de inclusão, diversidade e capacitação Asas para Todos, da ANAC.