Câmera filma A321 da LATAM arremetendo após tocar na pista; entenda o que houve

O A321 no momento da arremetida, em cena de um dos vídeos abaixo nesta matéria

As câmeras que registram ao vivo as operações dos aviões no aeroporto mais movimentado da América do Sul captaram nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, uma situação que, mais uma vez, nos dá a oportunidade de ver na prática o uso dos procedimentos voltados à segurança da aviação que são frequentemente treinados pelos pilotos.

Neste caso em específico, a “temida” arremetida. Temida, por sinal, apenas porque muitas das pessoas não têm conhecimento sobre esta ação, comum de ser efetuada diante de diversas situações na aproximação e pouso dos aviões.

Nesta quinta-feira, o Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-XPO havia partido do Aeroporto de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), no voo LA-3515 com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).

Ao chegar ao destino, os pilotos efetuaram a aproximação para pouso pela cabeceira 09R do GRU Airport, porém, no momento do toque do trem de pouso principal com a pista, os pilotos optaram por aplicar potência e novamente alçar voo, a chamada arremetida.

O A321 iniciando o percurso de retorno após ter arremetido – Imagem: RadarBox

Nota-se no vídeo abaixo que houve alguma instabilidade da aeronave já durante os segundos finais da aproximação, aparentemente causada pelo vento, que continuou até o pouso, havendo inclusive uma elevação da asa direita do A321 após o toque.

Com isso, em prol da segurança, os pilotos efetuam a arremetida para que possam depois retornar para uma nova aproximação em condições mais propícias de pouso.

Logo após o procedimento ser efetuado, o controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos solicita o motivo pelo qual foi necessária a arremetida, ao que um dos pilotos responde que “não estabilizou na aproximação final”.

Pouco mais de 10 minutos após a primeira aproximação, os pilotos completaram o pouso em segurança na segunda chegada.

A seguir, você acompanha dois vídeos gravados por diferentes lados do aeroporto pelas câmeras do canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube. O primeiro mostra em detalhe o pouso, visto de trás das cabeceiras 09. O segundo mostra pelo lado oposto, das cabeceiras 27.

Em nota, a LATAM também comentou sobre a natureza de procedimento padrão da arremetida:

A LATAM Airlines Brasil informa que, por questões operacionais, a aeronave que fazia o voo LA3515 (Curitiba – São Paulo/Guarulhos), desta quinta-feira (10), precisou arremeter. Após um período de sobrevoo, pousou em completa segurança em Guarulhos, às 11h12.

A companhia ressalta que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias