Câmera no capacete registra a ejeção do piloto de um jato Su-25 da Rússia

O piloto ainda a bordo antes da ejeção, em cena do vídeo apresentado abaixo

Um vídeo que tem ganhado grande destaque nesse fim de semana mostra, através da gravação de uma câmera no capacete de um piloto, o momento da ejeção em um jato Su-25 da Rússia.

Não há informações confirmadas sobre o local em que a situação ocorreu e nem sobre a data, apenas sendo possível identificar que se tratava de um Su-25 russo por conta de algumas cenas em que a fuselagem da aeronave é rapidamente vista.

Também há uma reprodução em câmera lenta feita a partir do vídeo acima, permitindo acompanhar em mais detalhes toda a sequência da ejeção. Veja a seguir:

Nos vídeos acima, é possível notar algumas coisas interessantes, como o reflexo do piloto pelo espelho na lateral do cockpit, a elevação do nariz, provavelmente promovida por ele para tentar ganhar alguma altura antes de realizar a ejeção, a numeração vermelha 09 na fuselagem e o canopy caindo enquanto o piloto desce de paraquedas.

Além disso, uma reconstrução da imagem da aeronave após a ejeção, feita por um internauta a partir de cenas do vídeo, mostra que o Su-25 parecia estar sem grande parte de seu estabilizador vertical, o que leva a crer que foi atingido em voo, embora também não haja nenhuma informação confirmada sobre isso:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias