Caminhada “Caça FOD” no Aeroporto de Teresina (PI) garante segurança aeroportuária

Aeroporto de Teresina

O Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, no Piauí, recebeu ações de segurança conhecidas como “Caça F.O.D.” (sigla da expressão em inglês Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos, em tradução livre).

A ação, realizada em diversos aeroportos pelo mundo, consiste em uma caminhada pela área operacional do aeroporto em busca de qualquer objeto estranho à operação, como itens perdidos por passageiros ou derrubados durante o serviço e trânsito de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio.

A busca por objetos estranhos na área operacional é uma prática diária das Equipes Safety e de Operações do aeroporto. Mas, periodicamente, ampliamos essa atividade e envolvemos diversas equipes para reforçar esse cuidado que ajuda a garantir a integridade e segurança de todos”, explicou o gerente do Aeroporto de Teresina, Eden Pisani Júnior.

De acordo com a CCR Aeroportos, a primeira Caça F.O.D do ano mobilizou várias equipes da comunidade aeroportuária, que participaram da atividade, como colaboradores da concessionária, bombeiros do aeródromo, integrantes do serviço de assistência médica e da torre de controle. 

Eles partiram em busca de objetos que poderiam comprometer o funcionamento do aeroporto e até mesmo causar acidentes, pois os motores dos aviões, por exemplo, puxam o ar da frente para jogá-lo para trás e, caso algum objeto seja sugado pelo motor, pode ocasionar danos e prejuízos, não apenas materiais como também a vidas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Após 10 meses, avião e tripulação pegos com 200 kg de...

0
Depois de dez meses apreendido na República Dominicana, voltou ao Canadá a aeronave CRJ-100ER de matrícula C-FWRR, da Pivot Airlines