Caminhão de pushback vai parar embaixo de avião durante manobra que deu errado

Uma aeronave Airbus A321 da Air India, que faria o voo AI-889, de Delhi para Guwahati, em 12 de abril, esteve envolvido em um incidente de solo que resultou num enorme atraso aos passageiros, após um problema durante seu pushback.

O pushback é o procedimento no qual a aeronave comercial, acoplada a um veículo de solo por seu trem de pouso dianteiro, é empurrada para trás no pátio dos aeroportos, a fim de sair da sua posição de estacionamento e ser colocada numa área onde poderá acionar os motores e, depois, taxiar para a pista.

Trata-se de um procedimento crítico por conta dos riscos de incidentes como o da quarta-feira e de colisões entre aeronaves ou com obstáculos, sendo, portanto, executado por profissionais treinados. Mesmo assim, não está sujeito a falhas.

No caso envolvendo o A321 indiano, um problema no pushback resultou no veículo de solo

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após aposentar turboélices, polonesa LOT recebe mais um jato Embraer

0
A companhia aérea de bandeira da Polônia, a LOT, recebeu o seu primeiro jato brasileiro Embraer após aposentar todos os seus turboélices.