O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), da Marinha do Brasil (MB), informou ontem que o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) conduziu, entre os dias 19 e 22 de agosto, uma “Campanha OVN”.
A campanha incluiu adestramentos de rapel, fast rope, helidrop e tiro lateral com armamento orgânico, todos realizados em voos assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN). As atividades ocorreram em duas localidades: no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM).
O ComForAerNav explica que esse treinamento foi precedido por um planejamento minucioso, focado em garantir a máxima operacionalidade e segurança. O objetivo principal foi adestrar e qualificar Aviadores Navais, fiéis das aeronaves UH-15/A e elementos de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais no uso do vetor aéreo para infiltração de tropas em locais de difícil acesso ou onde o pouso da aeronave é inviável.
O Comando ainda destaca a condução do exercício de tiro real OVN, com a metralhadora orgânica 7.62 mm, em caráter inédito na Marinha do Brasil.
Ao final deste intenso período de treinamentos, o Esquadrão aprimorou os conhecimentos técnicos e operacionais das suas equipagens, explorando as capacidades conferidas pelas aeronaves UH-15/A no que se refere ao apoio às tropas em terra e aos métodos de infiltração.
Informações do ComForAerNav