Início Empresas Aéreas

Canadá vai dar para a Ucrânia o avião Antonov An-124 apreendido da Rússia

A Rússia acaba de perder mais uma aeronave para a Ucrânia, só que desta vez sem abate ou tiros e nenhum ferido.

Foto da BH Airport

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, anunciou que o Canadá transferirá para a Ucrânia a aeronave An-124 Ruslan apreendida dos russos ainda nos primeiros dias da guerra. Shmyhal disse que isso ocorrerá como parte das novas sanções colocadas pelo Canadá contra empresas russas. Além da aeronave, o Canadá transferirá outros ativos da empresa russa Volga-Dnepr em favor da Ucrânia.

“Um novo pacote de sanções contra a Rússia do Canadá. Em particular, contra a Volga-Dnepr. Estamos nos preparando para confiscar a aeronave An-124 e outros ativos do agressor no Canadá e transferi-los para a Ucrânia”, afirmou o primeiro-ministro.

Denys Shmyhal – Divulgação

No ano passado, a Ucrânia atuou judicialmente para deter as aeronave An-124 da Volga-Dnepr. De acordo com as decisões, três aeronaves An-124-100 foram proibidas de sair da Alemanha e uma do Canadá. A apreensão foi realizada para garantir a preservação de provas físicas e a subsequente indenização por danos.

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) concedeu ilegalmente o direito à empresa, que faz parte do grupo de empresas Volga-Dnepr, de emitir certificados de aeronavegabilidade para aeronaves An-124. Antes, essa função cabia apenas à fabricante da aeronave, a Antonov State Enterprise.

O An-124 Ruslan detido no Canadá está em Toronto há mais de um ano, onde aterrissou com uma carga de suprimentos de combate à Covid, mas nunca mais decolou devido aos embargos. Ele deverá ser operado pela Antonov Airlines.

Com informações do Ministério da Defesa da Ucrânia

Sair da versão mobile