Início Mercado

Cancelamentos de voos e reclamações de clientes contra aéreas seguem em alta nos Estados Unidos

Foto de Chalabala via Deposit Photos (sob licença)

As companhias aéreas norte-americanas registraram um aumento no número de voos operados em julho, comparado ao mesmo período do ano anterior e a junho deste ano. Entretanto, o índice de cancelamentos também apresentou um aumento, de acordo com o último Relatório de Consumidores de Tráfego Aéreo divulgado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos.

No mês de julho, as transportadoras que reportaram suas operações somaram mais de 623.000 voos, representando um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo mês de 2022, bem como um aumento de 3,7% em relação a junho deste ano. No entanto, houve um aumento no índice de cancelamentos de voos regulares, chegando a 2,5% em julho comparado com os 1,8% do mesmo período do ano anterior e os 2,1% de junho deste ano.

A Alaska Airlines, a Hawaiian Airlines e a Allegiant Airlines foram as que apresentaram as taxas mais baixas de voos cancelados em julho, com 0,4%, 0,8% e 0,9%, respectivamente. Por outro lado, a JetBlue registrou uma taxa de 6,8%, enquanto Frontier Airlines e United Airlines tiveram 4,5% cada uma.

Cabe ressaltar que esses números incluem as taxas de cancelamento das empresas parceiras de codeshare. Em relação ao volume de bagagens movimentadas pelas companhias aéreas em julho, foram registradas 45,6 milhões. No entanto, a taxa de bagagem extraviada foi de 0,75%, maior do que a relatada em junho deste ano (0,70%) e em julho de 2022 (0,64%).

Pelo oitavo mês consecutivo, o Departamento de Transportes optou por não divulgar os dados de reclamações, justificando que há um alto volume de reclamações em andamento contra companhias aéreas e agentes de viagens.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile