Cargolux encomenda mais duas unidades do mais potente motor aeronáutico do mundo

Motor 777X GE9X GE Aviation
Imagem: GE Aerospace

A fabricante de motores GE Aerospace e a companhia aérea Cargolux anunciaram nessa quinta-feira, 19 de janeiro, que firmaram um contrato de suporte de longo prazo para o motor GE9X, que alimentará a novo frota de cargueiros Boeing 777-8 (família 777X) da Cargolux.

O contrato inclui um contrato de serviço GE TrueChoice de vários anos, bem como o pedido de mais dois motores, como unidades sobressalentes (reserva).

Em outubro, a Cargolux revelou planos para substituir sua antiga frota de cargueiros 747-400 por um pedido de 10 aeronaves Boeing 777-8F.

Concepção gráfica do 777-8 cargueiro nas cores da Cargolux

“A Cargolux está empenhada em investir em motores com baixo consumo de combustível que emitam significativamente menos CO2”, disse Richard Forson, presidente e CEO da Cargolux. “O mais novo motor da GE, o GE9X oferece a mais recente tecnologia, que ajudará nossa companhia aérea a aumentar a sustentabilidade e aumentar a eficiência operacional.”

“Estamos orgulhosos de que a Cargolux continue a escolher a GE Aerospace para apoiar sua frota de carga moderna e altamente eficiente”, disse Russell Stokes, presidente e diretor executivo de motores e serviços comerciais da GE. “Nosso foco continua sendo fornecer à Cargolux motores excelentes como o GE9X em termos de tecnologia e desempenho, bem como suporte de classe mundial.”

O GE9X é o motor de aeronave mais potente da história e o motor GE Aerospace mais silencioso já produzido (em termos de libras de empuxo por decibel). Oferece as emissões de NOx mais baixas da sua classe.

Uma extensão dos serviços TrueChoice também foi acordada para a frota de Boeing 747-8F da Cargolux, que é equipada com motores GEnx-2B.

A Cargolux foi o cliente de lançamento do GEnx-2B e se tornou a primeira operadora do mundo a voar um milhão de horas com o motor. Comparado ao motor CF6, também da GE, o motor GEnx oferece até 15% mais eficiência de combustível.

Como todos os motores comerciais da GE, tanto o GE9X quanto o GEnx são compatíveis com qualquer mistura aprovada de combustível sustentável de aviação e querosene de aviação normal.

O conjunto TrueChoice de ofertas de manutenção de motores incorpora uma variedade de recursos e personalizações da GE ao longo do ciclo de vida de um motor. Todas as ofertas TrueChoice são sustentadas por dados da GE e capacidades analíticas e experiência para ajudar a reduzir a carga de manutenção e interrupções de serviço para os clientes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ministro das Comunicações asfaltou acesso a aeroporto privado usando dinheiro público

0
Um dos ministros do Presidente Lula teria se beneficiado do orçamento secreto com o asfaltamento de um acesso a um aeroporto de sua família.