Carregado de armas e minas, Antonov AN-12 de empresa ucraniana cai na Grécia; veja vídeo da queda

Imagem: Reprodução

Um avião cargueiro Antonov AN-12 da companhia ucraniana Meridian caiu no norte da Grécia neste sábado, 16 de julho, quando estava transportando 11 toneladas de armas – incluindo minas terrestres – para Bangladesh, disseram autoridades, segundo reporta a BBC.

AN-12 semelhante ao acidentado – Imagem ilustrativa – Fonte: Jwh / CC BY-SA 3.0 LU, via Wikimedia Commons

As pessoas que vivem a menos de dois quilômetros do local onde o avião caiu foram avisadas para ficarem dentro de casa, como medida para evitar riscos associados à emissão de substâncias tóxicas no ar.

A aeronave estava voando da Sérvia para a Jordânia, em um serviço que iria até Bangladesh, quando caiu na noite de sábado perto da cidade de Kavala, matando todas as oito pessoas a bordo. Um vídeo de testemunhas oculares mostrou o avião em chamas e uma enorme bola de fogo quando caiu.

Dados da plataforma RadarBox de rastreamento online mostram que o Antonov AN-12 já havia passado sobre das terras grega e voava sobre o Mar Egeu quando os pilotos iniciaram um retorno e baixaram a altitude de 21 mil pés para 16 mil pés.

No entanto, ao entrar novamente sobre área de terra, a aeronave se desviou e começou a perder altitude. Foram pouco mais de 6 minutos entre o início da descida e a perda de sinal.

Imagem: RadarBox

Na manhã deste domingo, drones estavam sendo usados para inspecionar o local dos destroços por precaução. A TV estatal grega informou que o exército, especialistas em explosivos e funcionários da Comissão de Energia Atômica da Grécia não se aproximariam do local até que fosse considerado seguro.

“As medições (no ar) no momento não mostraram nada, mas mesmo assim foi observada instabilidade no campo”, disse o tenente-general Marios Apostolidis, do Corpo de Bombeiros do Norte da Grécia, a repórteres. “Em outras palavras, há fumaça e calor intensos, além de uma substância branca que não reconhecemos, então uma equipe especial das forças armadas deve nos informar o que é e se podemos entrar em campo”.

O piloto teria solicitado um pouso de emergência no aeroporto de Kavala devido a um problema no motor, mas não conseguiu chegar à pista. O avião foi notado por volta das 22:45 hora local (19:45 GMT) pelos moradores locais.

O ministro da Defesa da Sérvia, Nebojša Stefanovic, disse que o Antonov AN-12 estava transportando quase 11 toneladas de armas sérvias para Bangladesh. Deveria fazer escalas na Jordânia, Arábia Saudita e Índia antes de chegar ao seu destino final, em Dhaka.

Segundo o DW, o CEO da Meridian, Denys Bogdanovych, confirmou a queda de seu avião AN-12 na Grécia e detalhou que todos os oito tripulantes mortos eram cidadãos ucranianos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias