Início Aeroportos

Carta de Concentração de Fauna do Aeroporto do Galeão agora está disponível também no sistema Jeppesen

Aeroporto do Galeão – Imagem: Google Earth

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou nesta quinta-feira, 13 de julho, que o departamento de Safety da RIOgaleão, administradora do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão (SBGL), no Rio de Janeiro, divulgou um boletim sobre a Carta de Concentração de Fauna.

Por meio de Boletim de Segurança Operacional, a concessionária descreve que a Carta de Concentração de Fauna (RWY 10/28 – 15/33 Bird Concentration Chart – BCC), publicada no sistema AISWEB do DECEA para aumento da consciência situacional dos tripulantes nas fases de pouso e decolagem no SBGL, agora também está disponível nas cartas de bordo do sistema Jeppesen.

As colisões com pássaros, ou “bird strike”, representam risco significativo à aviação e estão entre as ocorrências mais reportadas em todo o mundo. No Brasil, o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) recebe reportes de colisões, quase colisões e avistamentos.

Essas informações ficam disponíveis para uso dos aeronautas, mecânicos, operadores de aeródromos, controladores de tráfego aéreo, órgãos reguladores e autoridades ambientais.

Os reportes ao CENIPA podem ser feitos através do site disponível neste link.

O SNA recomenda aos tripulantes que redobrem a atenção durante pousos e decolagens, abordando durante o briefing sobre a possibilidade de pássaros no setor de decolagem/aproximação, reportem aos órgãos apropriados a presença de pássaros com objetivo de elevar a consciência situacional de outras tripulações operando no mesmo local e realizem um RELPREV/ASR ao operador ou para o SNA com a maior quantidade de detalhes possível sobre o evento.

O comunicado da RIOgaleão é disponibilizado pelo SNA neste link.

Sair da versão mobile