Início Variedades

Casal tem problemas com reclinação de assento da executiva e entra na justiça contra a empresa aérea

Um casal indiano ganhou uma ação contra a Singapore Airlines, recebendo uma indenização equivalente a US$ 2.400 após os assentos da Classe Executiva em um voo de quatro horas de Hyderabad para Singapura falharem ao reclinar automaticamente.

De acordo com a mídia indiana, apesar da equipe de bordo ter verificado a situação do casal e oferecido a opção de acionamento manual para reclinar os assentos completamente, os passageiros alegaram em um tribunal indiano que se sentiram como passageiros da Classe Econômica e que não conseguiram descansar durante o voo.

Ravi Gupta, diretor-geral da polícia local em Telangana, estava viajando com sua esposa para Perth, na Austrália, com conexão em Singapura, em maio de 2023, quando descobriram que ambos os assentos da Classe Executiva estavam com defeito. Como o voo estava lotado, não havia outros assentos disponíveis. Em resposta, a Singapore Airlines afirmou que a tripulação ofereceu ajustar manualmente os assentos.

Felizmente, na conexão para Perth, o sistema de reclinação dos assentos funcionou adequadamente. Após a viagem, a Singapore Airlines ofereceu ao casal 10 mil milhas KrisFlyer como compensação.

Gupta recusou a oferta e processou a companhia aérea na Comissão de Disputas do Consumidor em Hyderabad. O tribunal deu ganho de causa ao casal Gupta e ordenou que a Singapore Airlines reembolsasse o valor integral do bilhete de 48.750 rúpias indianas para cada um, além de 12% de juros desde maio de 2023. A companhia aérea também foi condenada a pagar 100.000 rúpias indianas por “sofrimento e angústia mental” e 10.000 rúpias adicionais para cobrir as despesas do casal.

Em um comunicado, a Singapore Airlines pediu desculpas aos Guptas, ao mesmo tempo em que ofereceu uma explicação detalhada: “A empresa pode confirmar que, embora a função de reclinação automática dos assentos do Sr. e Sra. Gupta estivesse com defeito, a função manual de reclinação estava funcionando em seu voo de Hyderabad para Singapura. Não houve problemas em seu voo de conexão de Singapura para Perth.”

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile