Início Aeroportos

Casas estão sendo destelhadas por aviões na Holanda; veja como vai ser resolvido o caso

Boeing 747-400F pousando em Maastricht Aachen – Imagem: Jelmer’s Aviation, via YouTube

Após registros de destelhamentos de casas causados por aviões nos últimos anos, uma solução foi definida para dar alguma tranquilidade aos moradores.

Segundo reporta a administração do Aeroporto Maastricht Aachen, no Sul da Holanda, nos últimos anos tem acontecido várias vezes ao ano ocorrências em que as telhas se soltam como resultado do vórtice gerado pelas asas dos aviões, a chamada “esteira de turbulência”.

Explicando esse vórtice de forma simplificada, a superfície da parte inferior da asa tem uma pressão maior do que a da superfície de cima, e isso faz com que o ar “fuja” de baixo para cima na região da ponta da asa, criando um movimento giratório de ar com grande energia. Quanto maior o tamanho e o peso do avião, maior é a intensidade do fenômeno.

Como exemplo, veja no vídeo a seguir o tamanho do vórtice gerado por um gigante Airbus A380. O fenômeno foi possível de ser notado após o avião passar por nuvens em sua aproximação para o pouso:

Assim, quando a aeronave voa próximo ao solo, como nos segundos próximos aos pousos e decolagens, esse fluxo giratório de ar pode se manter com energia suficiente para mover objetos ao descer até o chão, como tem ocorrido nas proximidades do Maastricht Aachen.

O aeroporto recebe, por exemplo, grandes cargueiros como o Boeing 747-400F e o Airbus A330-200F, como se observa na gravação a seguir:

Os incidentes de destelhamento são descritos como assustadores pelos moradores locais e podem levar a situações de risco, como a queda de uma telha sobre alguém que esteja próximo à casa.

E embora o vórtice não seja causado pelo próprio aeroporto de Maastricht Aachen, mas sim pelos usuários (as companhias aéreas), se o terminal aeroportuário não estivesse lá, não haveria aeronaves e, portanto, nenhum dano aos telhados como resultado dos vórtices.

Assim, com base neste envolvimento com o meio ambiente e com a qualidade de vida e segurança ao redor, a administração do aeroporto decidiu fazer o que for razoavelmente possível para limitar o risco.

Aeroporto Maastricht Aachen – Imagem: Google Earth

Desde 2019, o aeroporto já havia fixado voluntariamente as telhas dos telhados onde ocorreram danos por duas vezes seguidas como resultado de vórtice. Para isso, arcou com os custos associados a essas atividades, cuidando das medidas de segurança para os trabalhadores, do material e da fixação das telhas.

Além da medida acima, o aeroporto agora informa que decidiu, em conjunto com o município de Beek e a província de Limburg, disponibilizar recursos para a fixação preventiva de telhas em uma área ao Norte do aeroporto.

“Isso reduz o risco de danos no telhado como resultado da esteira de turbulência (vórtice) da aeronave. À semelhança da medida já existente, pagaremos os custos associados a esta obra”, descreve a administração.

A previsão é que os trabalhos sejam iniciados no começo de abril. Segundo o aeroTelegraph, serão investidos 400 mil euros (cerca de 2,3 milhões de reais) para o serviço nos telhados de 97 prédios residenciais.

Com informações do Aeroporto Maastricht Aachen

Sair da versão mobile