Início Acidentes e Incidentes

Caso do avião da Latam que ficou fora de controle após arremeter tem dados iniciais da investigação revelados

Imagem: Prefeitura de São José dos Campos

Há algumas semanas, em 20 de junho, um cargueiro Boeing 767-300ER da LATAM Airlines experimentou um incidente grave em Frankfurt, na Alemanha. O caso ocorreu durante a tentativa de pouso na pista 25L e a Diretoria Federal de Investigação da Aviação (BFU) revelou alguns fatos sobre o incidente.

As descobertas, repercutidas pelo The Aviation Herald, foram as seguintes: a aeronave descendeu 800 pés (240 metros) e sofreu efeito de cisalhamento de vento enquanto se aproximava da pista. Nessa situação, o comandante assumiu o controle da aeronave e o piloto automático foi desativado. Após a perda das referências visuais da pista, a aproximação foi abortada.

A tripulação preparou a manobra de fuga de cisalhamento de vento, mas a aeronave atingiu uma inclinação acentuada de nariz para cima de 48° a uma velocidade de 117kt. Uma vez em tal inclinação, o aviso de estol foi ativado e o stick-shaker, bem como a velocidade do ar e do solo da aeronave foram reduzidos.

Após a ativação do sistema de recuperação de estol, a aeronave parou de descer e ganhou 1.000 pés de altitude. A BFU afirma que a tripulação perdeu momentaneamente o controle da aeronave. Embora nenhum dos três tripulantes tenha ficado ferido, o avião sofreu uma razoável perda de altura e um segundo estol, antes de estabilizar.

Trinta e sete minutos após o aborto da aproximação, a aeronave realizou uma segunda tentativa, chegando ao solo sem mais incidentes. As informações preliminares da BFU indicam que a aeronave não foi danificada.

Os pilotos tinham experiência considerável no 767, com o comandante tendo registrado 11.100 horas pilotando o modelo. Importante ressaltar que, apesar dos fatos revelados, os investigadores ainda não chegaram a conclusões formais sobre o incidente. O caso foi registrado pela autoridade alemã como incidente grave.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile