Início Acidentes e Incidentes Caso idêntico de incidente com A321 da Latam se repete em Porto...

Caso idêntico de incidente com A321 da Latam se repete em Porto Alegre 13 dias depois

Avião Airbus A321 LATAM
A321 da Latam, semelhante ao envolvido no incidente

Em uma curiosa situação de repetição de um incidente de maneira praticamente idêntica em um intervalo de 13 dias, uma aeronave da Latam precisou retornar ao aeroporto de origem após um caso de “bird strike” (colisão com ave), seguido de ingestão pelo motor, causar vibração anormal durante um voo regular de passageiros.

Esta segunda ocorrência aconteceu no dia 29 de novembro, conforme dados cadastrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo com as informações do CENIPA e também dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, o incidente ocorreu com o Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-MXM, que partia no voo JJ-3090 de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para Brasília, no Distrito Federal.

A aeronave decolou do Aeroporto Internacional Salgado Filho às 19h12 com 218 passageiros e 7 tripulantes, entretanto, logo após a decolagem, a tripulação identificou uma forte vibração no motor #1 (lado esquerdo) proveniente de uma colisão com pássaro(s) seguida de ingestão da(s) ave(s). O CENIPA apenas descreve a vibração, e não o “bird strike”, porém, classifica o incidente como “Colisão com Ave”.

Diante da anormalidade no motor em questão, a tripulação consultou os procedimentos do manual de referência rápida do Airbus A321 e a decisão resultante foi o retorno para o aeroporto de origem. Os dados do RadarBox na imagem a seguir mostram a trajetória aproximada da aeronave no voo do incidente.

Trajetória da aeronave envoldia no incidente – Imagem: RadarBox

O Airbus A321 voltou ao aeroporto Porto Alegre sem mais intercorrências e concluiu um pouso seguro. A aeronave envolvida no incidente teve, segundo o CENIPA, apenas danos leves.

O histórico de radar mostra que o jato permaneceu em solo até a última quarta-feira, dia 1º de dezembro, quando realizou um voo de translado para Guarulhos, em São Paulo, e não mais decolou até a publicação desta matéria, o que sugere que está passando por manutenções em função dos danos.

O incidente descrito nesta matéria ocorreu cerca de duas semanas após outra aeronave A321 da Latam também colidir com um pássaro ao decolar de Porto Alegre e retornar com vibração no motor. Na ocasião, trouxemos aqui no AEROIN o vídeo do exato momento em que um dos motores é visto emitindo chamas. Você pode relembrar esta matéria e assistir o vídeo clicando aqui ou no título abaixo:

https://aeroin.net/camera-registra-problema-de-motor-de-aviao-da-latam-ao-decolar-de-porto-alegre/

Leia mais:

https://aeroin.net/aviao-da-azul-volta-a-origem-apos-pilotos-sentirem-cheiro-de-fumaca/
https://aeroin.net/com-assimetria-de-potencia-737-da-gol-decola-do-santos-dumont-e-pousa-ali-do-lado-no-galeao/
Sair da versão mobile