Catar se aproxima da histórica ativação de sua própria Região de Informação de Voo (FIR)

A Autoridade de Aviação Civil do Catar (QCAA) assinou na quarta-feira (31) o acordo operacional com a Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, para ativar a Região de Informação de Voo de Doha (FIR) e conectá-la com as FIRs destes países. Em abril passado, o Catar assinou um acordo semelhante com o Irã.

A FIR Doha, que será ativada em 8 de setembro, surge no contexto da execução da decisão histórica do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), tomada durante a 10ª reunião do Conselho em sua 225ª Sessão realizada em março passado.

Até então, o espaço aéreo do Catar vinha sendo controlado pela FIR Bahrein, mediante acordo entre os países.

O Ministro dos Transportes, Jassim bin Saif Al Sulaiti, elogiou os esforços de todas as partes para a assinatura desses acordos, afirmando que o Catar está pronto para a ativação da FIR de Doha, além de adicionar novas rotas aéreas e aumentar a capacidade tanto da área de espera de aeronaves quanto área de busca e salvamento.

Ele acrescentou que a indústria de aviação civil do Catar progrediu significativamente em termos de modernização de seus sistemas de navegação aérea de acordo com as mais recentes especificações, cumprindo os requisitos de tráfego aéreo do país e apresentando um excelente nível de serviços.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias