Cathay Pacific nega que um de seus Boeings 777 tenha desviado do míssil visto no vídeo

Cenas do vídeo apresentado nesta matéria

Nos últimos dias, ganhou grande repercussão na internet um vídeo que teria sido gravado a bordo de um Boeing 777 da Cathay Pacific, quando os pilotos do jato foram instruídos, pelo controle de tráfego aéreo, a mudar de direção para evitar o risco de ser atingido por um míssil.

A gravação foi publicada por John Carter, um piloto da companhia aérea norte-americana Allegiant Air, que também é um veterano da comunidade submarina da Marinha dos EUA.

Na legenda do vídeo, compartilhado em seu Twitter e Facebook, o piloto descreve: “Um amigo piloto de linha aérea acabou de me enviar isso de um de seus colegas em uma companhia aérea estrangeira. Eles estavam sobre o Mar do Sul da China e receberam um aviso agitado de última hora do Controle de Tráfego Aéreo: ‘vire à esquerda 90 graus imediatamente!!’. Míssil balístico lançado no mar chinês de um submarino da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN)”.

Na sequência, o piloto completou as informações: “Para sua perplexidade, eles avistaram um SLBM emergindo do mar abaixo de sua trajetória de voo anteriormente pretendida! Lançamento de Míssil Submarino da PLAN com muito pouca consideração ao Tráfego Aéreo Comercial na área!!”.

Diversos usuários e mídias reportaram que o vídeo teria sido feito em um voo de um Boeing 777 da companhia Cathay Pacific.

Apesar disso, o Departamento de Assuntos Corporativos da companhia aérea afirmou que “Não há registro de tal ocorrência envolvendo nenhum de nossos voos”, quando questionado pelo portal The Drive.

Note que a negativa da Cathay Pacific não indica que o fato não tenha ocorrido, mas apenas que não seria correta a informação de que foi com um voo da companhia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias