No dia 31 de outubro de 1954, a cidade de Mogi Mirim, no interior de São Paulo, recebeu um evento marcante em sua história: seu primeiro voo da Esquadrilha da Fumaça para público civil, no Aeroclube local.
Neste ano de 2024, comemora-se, portanto, 70 anos dessa apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que colocou Mogi Mirim na linha do tempo desse importante Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Por isso, o Salão Nobre do Centro Cultural ‘Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva’ recebe, desde a última quinta-feira, 31 de outubro, até o dia 15 de novembro, uma exposição comemorativa com material de colecionadores e obras de Roberto Celegatti Filho.
O EDA marcou presença na abertura da exposição, denominada “Nas Asas – Mogi Mirim e sua História na Aviação”. Com o Capitão Lacerda, o Sargento André Rodrigues e o Sargento Turqueti representando a Fumaça, foi celebrado junto da Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi Mirim uma homenagem com muito significado para a cidade e para a aviação brasileira.
Também com a mesma temática, o MAMM (Museu de Arte de Mogi Mirim) recebe obras elaboradas em óleo sobre rela com o tema ‘Esquadrilha da Fumaça & Aviação’, sob autoria do artista plástico mogimiriano Roberto Celegatti Filho.
Com informações do EDA e da Prefeitura de Mogi Mirim