
Todos os passageiros de um voo da Alaska Airlines foram evacuados da aeronave às pressas na segunda-feira, 23 de agosto, depois que um celular pegou fogo a bordo, felizmente já depois do pouso, durante o taxiamento.
O incidente aconteceu na noite de ontem no voo de número AS-751, que era executado pelo Boeing 737-900 registrado sob a matrícula N479AS e partiu de Nova Orleans para Seattle, ambas cidades dos Estados Unidos.
O Departamento de Bombeiros do Porto de Seattle (POSFD) respondeu a relatos de um incêndio no voo da Alaska por volta das 20h30, quando a aeronave pousou no Aeroporto Internacional Tacoma após cerca de 4 horas e meia de voo.
Um porta-voz da Alaska Airlines disse à Newsweek que o incêndio eclodiu no avião “logo após o pouso” quando o telefone de um passageiro pegou fogo, fazendo com que todos a bordo fossem evacuados no aeroporto de Seattle.
“A tripulação agiu rapidamente usando extintores de incêndio e uma bolsa de contenção de bateria para controlar o fogo, e desdobrou as escorregadeiras de evacuação devido às condições de fumaça na cabine. Os médicos encontraram a aeronave para atender os viajantes e a tripulação.”
No total, 128 passageiros e seis tripulantes foram evacuados na taxiway, e depois o avião foi rebocado até o pátio. Dados de rastreamento de voo mostram a posição em que a aeronave parou para a evacuação, quando já estava bem próxima do pátio:
O incidente foi confirmado pelo aeroporto por volta das 22h, horário local, inicialmente dizendo haver ocorrido incêndio no compartimento de cargas, e depois corrigindo para a cabine de passageiros:
“No início desta noite, o POSFD respondeu a um relato de um incêndio no porão de carga do voo 751 da Alaska Airlines. Na chegada, o incêndio foi contido e os passageiros e a tripulação foram evacuados da aeronave.
“Os passageiros foram transportados de ônibus para o terminal, alguns com ferimentos leves. A aeronave foi rebocada para o portão e não houve impactos às operações do aeroporto.
“Atualização: o incidente ocorreu na cabine da aeronave. Apenas pequenos arranhões e hematomas foram relatados”.
Passengers were transported by bus to the terminal, some with minor injuries. The aircraft was towed to a gate and there were no impacts to airport operations. (2/2)
— Seattle-Tacoma Intl. Airport (@flySEA) August 24, 2021
Update: clarifying incident occurred in the aircraft cabin. Only minor scrapes and bruises were reported.
— Seattle-Tacoma Intl. Airport (@flySEA) August 24, 2021