Cenário de combate simulado em Santa Maria-RS conta com ações de Reconhecimento Aeroespacial

Embraer E-99 – Imagem: Sargento Samuel Figueira / CECOMSAER

As missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) são essenciais para o planejamento das saídas de aeronaves que devem realizar ações como Assalto Aeroterrestre, Ataque, Defesa Antiaérea, Escolta, Reabastecimento em Voo (REVO), Ressuprimento Aéreo, entre outras, como as que estão sendo treinadas no Exercício Conjunto Tínia 2021, em Santa Maria (RS).

As câmeras e sensores das aeronaves A-1AM, do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker, e dos drones Hermes 450 e 900, do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus, são responsáveis por realizar a captação de imagens que são analisadas para auxiliar no planejamento de outras missões.

A-1AM – Imagem: Sargento Samuel Figueira / CECOMSAER
Hermes 450 – Imagem: Sargento Samuel Figueira / CECOMSAER

Durante o treinamento, explica o Tenente-Coronel Aviador Agnaldo dos Santos, Comandante do Esquadrão Poker, estão sendo utilizadas as plenas capacidades das aeronaves modernizadas.

“Estamos explorando ao máximo as capacidades de guerra eletrônica e as novas possibilidades dos A-1AM, como sensores, Datalink, interferidores e autodefesa”, conta Agnaldo dos Santos.

Os aviões E-99 também são utilizados para prover consciência situacional sobre o ambiente. Empregando seus equipamentos para aquisição de informações, a tripulação auxilia na coordenação do fluxo de entrada e saída de aeronaves na zona de combate.

Informações da Força Aérea Brasileira

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Jatinho de Elon Musk foi filmado em decolagem de alta performance...

0
A rápida visita do bilionário Elon Musk, o empresário por trás da Tesla e SpaceX, foi acompanhada até na decolagem, de alta performance.