Uma “visita” bastante inusitada ocorreu nesta semana na área operacional do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), enquanto o mais recente avião da frota da Sideral Linhas Aéreas era rebocado após a chegada.
A gravação a seguir, feita pelo canal “Plane Spotter HD Curitiba” com sua câmera ao vivo, mostra o momento em que o invasor foi visto andando próximo à lateral de pista de pousos e decolagens:
Como visto nas cenas acima, um macaco entrou nas dependências do aeródromo e ficou ao menos pelos 4 minutos em que foi acompanhado pela câmera. Frequentemente são reportadas presenças de coelhos, cachorros e capivaras em alguns aeroportos brasileiros, porém, um macaco é algo bastante inusitado.
Ao que tudo indica, tanto pelas imagens quanto pelas comunicações nas frequências de controle de tráfego aéreo que acompanham o vídeo, o animal não foi visto por ninguém durante sua passagem pelo aeroporto.
Não há informações conhecidas sobre que fim levou: se ele saiu da área operacional ou permaneceu e precisou ser removido. A situação ocorreu na última terça-feira, 29 de outubro.
A presença de fauna nas áreas operacionais de aeroportos é um risco à segurança, pois os animais podem cruzar a pista nos momentos de pousos e decolagens e causar incidentes.