Cenipa divulga estudo de ocorrências de falha de motor em aviões bimotores leves

No âmbito do Programa de Segurança Operacional do Estado Brasileiro (PSO-BR), o CENIPA atua como Autoridade de Investigação SIPAER e desenvolve, dentre outras atividades de prevenção, Estudos de Segurança de Voo com o objetivo de dar continuidade, por meio de uma análise mais completa, às investigações realizadas e aos Relatórios Finais produzidos, visando mitigar ou até mesmo eliminar um determinado tipo recorrente de ocorrência aeronáutica.

Neste novo Estudo publicado, foram analisadas as ocorrências de falha de motor em voo com aviões bimotores leves (até 12.500 libras) registrados na categoria TPX (táxi-aéreo), no período de 2010 a 2019.

O Estudo buscou analisar as consequências das falhas de motor em voo em um segmento da aviação civil brasileira que presta serviço de transporte aéreo público e que opera aviões bimotores leves, os quais exigem conhecimentos e habilidades específicas para a condução do voo após a parada de um dos motores, tanto no aspecto de controlabilidade, quanto no aspecto de conhecimento sobre o desempenho da aeronave.

Como será possível verificar, esses conhecimentos e habilidades específicas são primordiais para reduzir ou até eliminar um dos elos da cadeia de eventos de uma ocorrência aeronáutica, reduzindo suas consequências.

Os Estudos de Segurança de Voo estão disponíveis no link https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/prevencao/estudos-de-seg-voo

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Grande Boeing 747 chinês está voando sobre o Brasil neste momento;...

0
Cruzando o estado de Mato Grosso do Sul a 35 mil pés de altitude por volta das 09h00 da manhã, o grande Jumbo Jet cargueiro está no rumo do