O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela investigação de acidentes e incidentes de aviação no Brasil, recebeu um reporte de ocorrência envolvendo uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O incidente ocorreu com o helicóptero Agusta A119 Koala Mk.II, registrado sob a matrícula PR-FKA, que realizava uma operação policial e transportava quatro tripulantes e dois passageiros no último dia 30 de setembro.
De acordo com informações do CENIPA, a aeronave decolou do Aeroporto de Boa Vista (SBBV), em Boa Vista (RR), com destino a uma área de pouso eventual no município de Alto Alegre (RR) para transporte de pessoal.
Durante o pouso, a aeronave colidiu a ponta das pás do rotor principal com a vegetação. Após avaliação da tripulação, a aeronave decolou da localidade e foi trasladada para o aeródromo de Surucucu (SWUQ), em Alto Alegre (RR).
Ainda segundo dados do CENIPA, a aeronave sofreu danos leves, e a ocorrência foi classificada como um incidente grave, sendo registrada como “COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSO”, sem feridos.
Leia mais: