Início Variedades

Centro Tático Aéreo do Maranhão salvou pesquisadores surpreendidos pela maré alta na Praia da Guia

Imagem: Divulgação

O Governo do Maranhão informou ontem, 15 de setembro, que mais um salvamento foi realizado com sucesso pela equipe da unidade aeropolicial do sistema de segurança pública do estado, o Centro Tático Aéreo (CTA).

Na tarde da quinta-feira, 14, um grupo de quatro pessoas foi resgatado na Praia da Guia. De acordo com uma das vítimas, que não foi identificada, eles realizavam a coleta de materiais para estudo e não perceberam a maré encher. Ao tentarem retornar, estavam ilhados e, na sequência, começaram a se afogar.

Piloto da aeronave, o major Onildo Sampaio informou que a equipe se deslocou até a região assim que recebeu a ligação do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). As vítimas foram avistadas em situação crítica, sendo levadas pelas correntes marítimas para o alto-mar.

“Fomos acionados pelo Ciops para atendimento de uma ocorrência de salvamento e resgate na Praia da Guia. Graças a Deus, com a técnica e o empenho dos operadores e de toda a tripulação do CTA, todas as pessoas foram resgatadas com vidas. Se a aeronave não tivesse chegado ao local, a possibilidade de óbito das vítimas seria grande”, informou o major Onildo Sampaio.

O trabalho da tripulação da equipe do CTA foi fundamental para o salvamento das vítimas. Um dos operadores realizou o salto da aeronave, abordando duas vítimas. O restante da tripulação preparou o puçá, espécie de rede, para realizar o resgate das vítimas até a faixa de areia.

O trabalho em equipe e o treinamento constante da unidade foi determinante para o resgate em um curto período de tempo.

A oceanógrafa Ângela Diniz, uma das vítimas, agradeceu a equipe do CTA, emocionada: “Eu só tenho a agradecer. Ainda estou viva graças a velocidade de vocês. Quando liguei achei que não ia dar tempo, a maré subia muito rápido. Mas graças ao excelente trabalho, agilidade, compromisso, estou aqui para dar o meu depoimento. Foi mais uma chance que ganhei. Não tenho palavras para agradecer. Verdadeiros heróis”.

Sair da versão mobile