Início Indústria Aeronáutica

CEO da Boeing vê tecnologia de voo autônomo aplicável à aviação comercial

Dave Calhoun, CEO da Boeing, afirmou que a tecnologia de voo autônomo, desenvolvida para aplicações militares, já considerada como uma questão de “quando” chegará à aviação comercial. Durante o evento para a entrega do último jumbo 747, Calhoun declarou que “a autonomia chegará a todos os aviões eventualmente”, citou a Bloomberg.

Além disso, a Boeing está aproveitando as demissões em outras empresas de tecnologia, como a Amazon e Microsoft, para contratar engenheiros de software.

Segundo Calhoun, a empresa já realizou 15.000 contratações no ano passado e pretente realizar mais milhares este ano, muitos dos quais vindos da Amazon. “Nunca tivemos problemas com isso. Eu acho que as demissões tornam isso talvez um pouco mais fácil”, destacou.

O voo autônomo, no entanto, já circula nos projetos da Boeing. Há cerca de um ano, a gigante aeroespacial assegurou um investimento de US$ 450 milhões na Wisk, empresa focada em produtos de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e desenvolvedora do primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo dos EUA.

O aprendizado que a Boeing pode obter essa experiência com a Wisk, certamente serão considerados em futuros projetos de aplicação de tecnologias de voo autônomo em aeronaves comerciais. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes de confiar “cegamente” nas máquinas.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.