Cerca de 2,5 milhões de passageiros devem voar pelo país neste feriado do Dia do Trabalho

Aeroporto de Congonhas – Imagem: Infraero

Este feriado prolongado do Dia do Trabalho, celebrado na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, deve movimentar mais de 2,5 milhões de passageiros pelos aeroportos do país. A estimativa é do Ministério do Turismo, que aponta ainda o acréscimo de R$ 2,73 bilhões na economia dos destinos brasileiros.

O estado de São Paulo deve movimentar o maior número de viajantes no período, com mais 1,2 milhão de passageiros nos principais aeroportos.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, aponta que os feriados prolongados são oportunidades de viagens fora dos tradicionais períodos de férias de julho e dezembro/janeiro.

Há sempre espaço para viagens, mesmo que sejam mais curtas e para destinos próximos. E essa movimentação impacta positivamente as atividades econômicas que movem o turismo no Brasil, gerando emprego e renda nos empreendimentos do setor. Esperamos que o turismo de proximidade seja, mais uma vez, um dos principais influenciadores deste bom número”, destacou a ministra.

Além de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro também deve movimentar número expressivo para o período, respondendo por cerca de 282,9 mil passageiros. Em seguida, aparece o terminal de Brasília (DF), com a estimativa de 185 mil pessoas. Já em Belo Horizonte (MG), os mineiros esperam pelo menos 140 mil viajantes passando pelo Aeroporto Internacional de Confins.

Quem também está otimista com o feriado é o setor hoteleiro. Dados da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) estimam ocupação hoteleira de 81,74% nos principais destinos turísticos do estado.

Em Alagoas, a taxa deve chegar a 75%, segundo a associação do estado. Na cidade de Santos (SP), a rede hoteleira prevê picos de ocupação de mais de 70%. Em Foz do Iguaçu (PR), a estimativa é de 68% de ocupação.

Principais destinos

Um levantamento da Decolar revelou que os destinos nacionais mais buscados para este feriadão são São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). De acordo com a empresa, o estudo foi realizado com base na procura por passagens aéreas no site e app da Decolar para viagens para o feriado de 1º de maio de 2023.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Após encontro com Elon Musk, Javier Milei desiste de usar aviões...

0
O Presidente da Argentina, Javier Milei, desistiu de usar voos comerciais para seus deslocamentos em agenda pública.