Cerca de 600 aviões serão reciclados ao ano; suas peças podem até ir parar na decoração de casa

Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O que acontece com os aviões quando eles não são mais economicamente viáveis e estão prontos para sair de serviço?

A vida útil média de um jato comercial é de cerca de 25 anos, e espera-se que algo como 12.000 deles e outras aeronaves cheguem ao fim de vida nas próximas duas décadas. Isso é uma média de cerca de 600 aviões por ano.

A reciclagem é uma maneira sustentável e ecológica de reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental dos materiais descartados. E com a tendência mais recente, de transformar peças de aviões em itens variados (chamada “upcycling”), é possível dar vida nova a esses materiais.

“A aposentadoria de jatos comerciais é um processo complexo que requer planejamento e execução cuidadosos. No entanto, também apresenta uma oportunidade para a indústria da aviação reduzir o desperdício e diminuir os custos por meio da reutilização e reciclagem de peças valiosas. Nos últimos anos, a prática de reaproveitar peças de aviões ganhou um impulso significativo. Essa abordagem envolve a reutilização de materiais antigos para criar produtos exclusivos e inovadores”, explica Toma Matutyte, CEO da Locatory.com Marketplace.

No upcycling, partes das fuselagens podem se tornar mesas de conferência. As coberturas de metal de um motor podem ser transformadas em camas. As asas se transformam em mesas executivas corporativas únicas. Janelas são transformadas em espelhos.

De móveis a decoração de casa, a reciclagem de peças de avião abriu um mundo de possibilidades para designers e artesãos criativos. As formas e texturas únicas desses materiais se prestam a uma ampla gama de aplicações, tornando-os uma escolha popular para quem procura criar peças únicas.

Matutyte continua:

“A reciclagem de peças de aeronaves é uma prática antiga na indústria da aviação. Durante anos, as peças foram reformadas para caber em outras aeronaves ou reaproveitadas para criar produtos diferentes, como placas de circuito.

Este tem sido o padrão da indústria, conforme relatado pela Aircraft Fleet Recycling Association (AFRA). Na verdade, a AFRA estima que aproximadamente 80% a 85% das peças de aeronaves são recicladas quando uma aeronave chega à aposentadoria.

Apesar disso, a indústria da aviação está constantemente buscando maneiras novas e inovadoras de reutilizar peças de aeronaves. À medida que a sustentabilidade se torna uma questão cada vez mais importante, ideias alternativas para reaproveitar essas peças estão se tornando mais comuns.”

Do céu para a sua sala de estar

A Airbus e a Lufthansa estão liderando o caminho na transformação de peças de aeronaves aposentadas em elegantes coleções de utensílios domésticos. O projeto, chamado A Piece of Sky, foi iniciado pela Airbus em seu programa Airbus BizLab, que resultou na criação de poltronas, mesas de centro e luminárias feitas de janelas de cabine e módulos de armazenamento de dados de voos de teste. A empresa até produziu pranchas de surf da marca Airbus feitas de carbono reciclado.

A Lufthansa também aderiu à tendência, lançando sua Upcycling Collection 2.0 em outubro de 2020. Essa linha de produtos para a casa inclui móveis, esculturas e acessórios feitos de peças de aeronaves aposentadas, como uma mesa de centro criada a partir de flaps.

Essas coleções inovadoras não apenas dão vida nova a peças de aeronaves aposentadas, mas também oferecem uma maneira única e sustentável de decorar espaços modernos. Ao reaproveitar esses materiais, a Airbus e a Lufthansa estão dando um exemplo a ser seguido por outras empresas na criação de coleções de utensílios domésticos elegantes e ecologicamente corretos.

Acomodações temáticas de aviação

Ideal para entusiastas da aviação ou para quem procura algo um pouco diferente, um Boeing 747 foi convertido em hotel, localizado no aeroporto de Arlanda, em Estocolmo. Este hotel com tema de aviação oferece a oportunidade de dormir em um jato sem sair do chão.

O verdadeiro destaque deste hotel é a Cockpit Suite, que apresenta uma cabine de comando totalmente preservada, completa com todos os instrumentos originais.

Decorações de Natal com componentes de aeronaves

Com uma variedade de peças disponíveis, incluindo arruelas, fixadores, rebites, dobradiças e vedações, reaproveitá-los é muito fácil. Tudo que é necessário é uma fita ou barbante colorido para amarrá-los na árvore.

Experiência de sessão de fotos

Embora voar pelos céus em um jato particular possa não ser uma realidade para a maioria das pessoas, há uma maneira divertida e leve de experimentar a vida nobre. A Selfie Factory no O2 em Londres permite desfrutar de um dia de faz de conta e tirar algumas fotos incríveis.

A Selfie Factory possui uma variedade de cenários temáticos montados a partir de peças recicladas de aviões, incluindo um luxuoso interior de jato particular, onde se pode tirar quantas fotos quiser.

“Reciclagem: transformando sucata em criações impressionantes! Além da reciclagem tradicional, um mercado novo e empolgante está surgindo – aquele que dá vida nova a peças antigas e as transforma em criações impressionantes: o upcycling. As possibilidades são infinitas e a criatividade não tem limites”, afirma o CEO da Locatory.com.

“Aeronaves inteiras estão sendo convertidas em luxuosos apartamentos ou hotéis, enquanto pequenos “aerópodes” feitos de seções de fuselagem estão sendo usados como charmosas estufas ou gazebos. Várias empresas também estão oferecendo móveis exclusivos, bem como bolsas e acessórios elegantes feitos de capas de assento e coletes salva-vidas”, finaliza Toma Matutyte.

Prédio de escritórios do AeroTime Hub, parte do Avia Solutions Group, em Vilnius, Lituânia – Imagem: Locatory.com

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias