Certificação do Airbus A321P2F pela autoridade de aviação brasileira é celebrada pela EFW

A Elbe Flugzeugwerke GmbH (EFW), especializada em conversões de aeronaves da Airbus de passageiros para cargueiros (P2F), anunciou e celebrou que recebeu a validação de seu Certificado Suplementar de Tipo (V-STC) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil. Essa validação é um marco significativo, pois o A321P2F é a primeira aeronave deste tipo registrada na América do Sul.

A certificação foi concedida em conjunto com a reentrega de uma aeronave A321P2F ao cliente da EFW, a AerCap, que agora será utilizada pela Azul Cargo. Este evento não apenas marca a estreia da configuração P2F no continente, mas também destaca o compromisso da Azul em expandir sua frota de cargueiros, com planos de adquirir mais um A321P2F até o final deste ano.

Com a validação do STC pela ANAC, os programas de conversão da EFW estão agora autorizados por autoridades de aviação de todos os continentes, permitindo que a empresa ofereça conversões, registros e operações aeronáuticas em diversos mercados, incluindo as Américas, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Austrália.

Jordi Boto, CEO da EFW, expressou otimismo em relação à entrada do A321P2F no mercado sul-americano, afirmando: “Com a validação do STC obtida da autoridade de aviação brasileira, estamos ansiosos para introduzir esta solução de conversão de cargueiros ao mercado da América do Sul.”

O A321P2F, por ser o primeiro deste segmento a oferecer carga em contêineres tanto no convés principal (com capacidade para até 14 contêineres) quanto no porão (até 10 contêineres), representa um avanço tecnológico no setor.

Além disso, a configuração do A321P2F garante alta flexibilidade para operadores, especialmente para empresas de transporte expresso, devido à otimização da distribuição de peso, permitindo operações com carga aleatória ou até mesmo voos vazios sem necessidade de lastro adicional.

Sendo a única solução de OEM (Fabricante de Equipamento Original) para conversão de A321P2F no mercado, o programa da EFW oferece um valor superior ao ciclo de vida do produto, assim como qualidade, confiabilidade e facilidade de manutenção superiores.

Com essa nova capacidade, o setor de aviação cargueira na América do Sul poderá se beneficiar, promovendo uma transformação logística com aeronaves modernas que oferecem maior espaço, confiabilidade e autonomia para voos internacionais, conforme destacado por Izabel Reis, Diretora da Azul Cargo Express.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias