Início Empresas Aéreas

Cerveja nacional começa a faltar em voos da alemã Lufthansa

© Marvin Mutz

Os serviços da empresa aérea alemã Lufthansa que ligam os Estados Unidos a Alemanha estão sentindo o efeito dos desafios das cadeias de suprimentos globais, resultantes da situação da Covid-19 na China e da guerra na Ucrânia. Como efeito de tudo isso, a tradicional cerveja Becks está em falta em alguns voos, tendo que ser substituída por bebidas americanas.

Segundo verificou o aeroTELEGRAPH, a principal razão para essa situação deve-se ao fato do produto ser transportado da Alemanha aos Estados Unidos de navio, a afim de suprir os armazéns da empresa de catering que atende à companhia aérea alemã. No entanto, com as cadeias de suprimentos globais diretamente afetadas pelos fatores supracitados, o custo do frete está muito alto e os navios escassos, por estarem atrasados nos portos chineses ou direcionados para rotas mais lucrativas, como mostra um estudo da ONU publicado esta semana.

A falta da cerveja a bordo foi confirmada pela empresa aérea e representa uma quebra de paradigma, ainda que temporária, já que uma das premissas da companhia de bandeira alemã é oferecer um serviço de bordo que remeta à Alemanha, não apenas pela tripulação, mas nos itens e alimentos servidos a bordo.

A situação enfrentada pela Lufthansa ilustra a maneira como as cadeias de suprimentos e os diferentes setores podem estar interligados ou até mesmo impactados diretamente, caso haja desequilíbrio em um deles. O contexto também revela que aviões e navios podem ter uma relação muito mais próxima do que poderia parecer.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile