Início Aviação Executiva

Cessna faz pouso muito duro, quica várias vezes até conseguir parar no chão

Um Cessna Conquest fez um pouso extremamente duro no Canadá e quicou várias vezes até conseguir se estabelecer no chão.

Imagem via TheHDAviation

O flagra foi registrado no Aeroporto de Nelson, no estado canadense da Colúmbia Britânica, pelo canal TheHDAviation, que grava a movimentação das aeronaves de pequeno porte no aeroporto às margens do Lago Kootenay.

A aeronave envolvida foi um C441 Conquest II, o primeiro turboélice a ser feito pela tradicional fabricante americana Cessna, que leva até 10 passageiros.

No vídeo, é possível ver que o piloto mantém uma descida íngreme e a aeronave vem bastante acelerada. Ele demora a diminuir a razão de descida e subir o nariz, com isso o avião chega praticamente nivelado na pista, tocando de maneira muito brusca com os três trens de pouso, quando o ideal seria tocar os dois trens traseiros antes.

Com tanta força, a aeronave bate na pista e volta a voar, se aproximando novamente do chão e encostando uma segunda vez, desta vez encostando primeiro o trem de pouso dianteiro, para novamente voltar a voar e fazer outro toque, o que se repete outras vezes, o que é chamado de “quicada”, em alusão ao movimento com uma bola.

Apesar do pouso duro, o avião consegue parar no final da pista, faz alguns testes e depois segue para o pátio, confira:

Sair da versão mobile