Chefe do Conselho de Administração da Qatar Airways vai preso

Avião Airbus A350-900 Qatar Airways
Imagem: Gerard van der Schaaf / CC BY 2.0, via Wikimedia

O Ministro das Finanças do Catar e Presidente do Conselho de Administração da Qatar Airways, Ali Shareef Al Emadi, foi preso durante o cumprimento de um mandado emitido pelo procurador-geral do país. A agência estatal de notícias do Qatar disse, em 6 de maio, que Al Emadi havia sido demitido do ministério em meio a acusações de peculato, abuso de poder e uso indevido de fundos públicos. 

O ministro das Relações Exteriores, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani, confirmou à Reuters que a investigação estava relacionada exclusivamente às atividades de Al Emadi como ministro das finanças e não dizia respeito às suas outras funções, como é o caso do seu cargo na empresa aérea (que é estatal).

“Estamos confiantes de que nossas empresas e entidades estão exercendo os mais altos níveis de governança corporativa e estamos realizando revisões e auditorias regulares para a governança das companhias”, enfatizou.

Al Emadi era Ministro das Finanças do Catar desde 2013. Além de chefiar a companhia aérea estatal, ele também fez parte do conselho do fundo soberano do país – a Autoridade de Investimento do Catar – e foi presidente do Banco Nacional do Qatar (que ele liderou como executivo-chefe antes de 2013).

O emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, nomeou o ministro do Comércio e Indústria Ali Bin Ahmed Al Kuwari para assumir o papel de Al Emadi como ministro das Finanças.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias