Início Empresas Aéreas Chega à sua nova casa no Rio Grande do Sul o avião...

Chega à sua nova casa no Rio Grande do Sul o avião B727 PP-VLD da VARIG

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Após uma longa jornada, o clássico Boeing 727-100F de matrícula PP-VLD, que por muito tempo voou pelo país nas cores da empresa aéreas VARIG – Viação Aérea RioGrandense, finalmente chega a sua nova casa, onde será restaurado, preservado e exposto.

Uma longa jornada não apenas em termos de distância, nos cerca de 80 km entre a origem, na região do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, e o destino, na cidade de Nova Petrópolis (RS), mas também em termos de acontecimentos, porque tudo estava pronto para o transporte rodoviário em fevereiro até que uma “novela” começou.

A história desta novela do PP-VLD começou um pouso antes, ainda em 2020, quando um grupo de ex-funcionários da antiga e tradicional empresa aérea arrematou a aeronave por R$ 85 mil em um leilão, em outubro do ano passado, evitando que ela terminasse como ferro-velho a ser destruído.

O Boeing 727 no local em que estava quando foi arrematado – Imagem: Santayana Leilões

Então, em novembro de 2020, liderados por Rubem Oscar Bürgel, ex-engenheiro de voo da VARIG, o grupo criou o projeto VARIGVIVE, para levantar fundos e condições para que o jato fosse transportado e restaurado, para futuramente ser exposto e aberto à visitação pública no futuro Memorial da Viação Aérea RioGrandense da Associação de apoiadores VARIGVIVE.

Pouco mais adiante, já em janeiro de 2021, a Associação VARIGVIVE e o Grupo H2 confirmaram a escolha da cidade de Nova Petrópolis para receber o empreendimento turístico, que será localizado próxima à estrada RS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial.

Chegamos então a fevereiro, quando, como descrito acima, tudo estava pronto para o transporte, com as partes do clássico trijato já devidamente posicionadas nas carretas que as levariam até Nova Petrópolis.

Imagem: Rubem Oscar Bürgel
Imagem: Rubem Oscar Bürgel
Imagem: Rubem Oscar Bürgel

Os motores partiram de Porto Alegre no final daquele mês e chegaram ao destino, porém, começou a “saga” do transporte da aeronave. Com as grandes dimensões da fuselagem, com cerca de 40 metros de comprimento, e das asas, com 6 metros de largura, houve uma longa espera até que as autoridades responsáveis por liberar o transporte do avião pelas rodovias do Rio Grande do Sul apresentassem uma resposta ao pedido de liberação, e a resposta foi negativa.

A equipe do projeto aguardava autorizações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Polícia Federal, e o DNIT até já havia dado sinal favorável, mas, depois de muitos dias desde a liberação inicial do documento para a partida das carretas, o Departamento voltou atrás, cancelou a autorização e solicitou que o Grupo do projeto apresentasse um Estudo de Viabilidade do transporte para garantir que ele fosse executado com segurança.

O período foi longo até que a Associação VARIGVIVE conseguisse lidar com a burocracia envolvida em providenciar o estudo de viabilidade, e em setembro de 2021 ainda houve ação de vandalismo, em que pessoas invadiram o local em que o Boeing 727 estava armazenado e roubaram peças de valor histórico inestimável. Felizmente, poucos dias depois os itens foram recuperados.

E por fim, neste início de dezembro, finalmente o transporte pôde ser executado e o jato da VARIG chegou a sua nova casa em Nova Petrópolis. No vídeo a seguir, Rubem mostra o local em que a aeronave ficará enquanto passará pelo processo de restauração e, logo ao lado, a região onde fica o empreendimento em que ela será exposta após finalizados os trabalhos:

Imagem: Rubem Oscar Bürgel

Imagem: Rubem Oscar Bürgel

Imagem: Rubem Oscar Bürgel

O trijato de matrícula PP-VLD foi entregue à companhia brasileira em 1970 e, quase 20 anos depois, já em 1989, foi convertido de avião de passageiros para cargueiro. Repassado para a divisão de cargas da empresa, a VARIG Carga, que mais tarde se tornaria a VARIG LOG, voou até 2006 antes de ser aposentado.

O Boeing 727 PP-VLD, quando transportava passageiros – Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

https://aeroin.net/vandalismo-furtadas-pecas-do-boeing-727-que-sera-exposto-em-memorial-da-varig/

Sair da versão mobile