Chega ao Aeroporto de Viracopos o B777-300ER suíço com vacinas da Covid-19

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu nesta quinta-feira, 24 de dezembro, doses prontas e insumos para um total de 5,5 milhões de vacinas CoronaVac, contra o coronavírus, vindas da China.

A carga foi trazida em aeronave Boeing 777-300ER, o maior modelo de avião bimotor em operação no mundo, da companhia aérea suíça Swiss International Airlines. As vacinas saíram do Beijing Capital Airport, na China, para o Zurich Airport, na Suíça, e depois foram enviadas ao Brasil, chegando às 05h32 em Campinas (SP).

A operação seguiu todos os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde e teve o apoio da Anvisa, Receita Federal e Polícia Federal. As vacinas foram transportadas em 08 caminhões refrigerados para um armazém na Grande São Paulo. 

Esse é o maior lote de vacinas contra o coronavírus já desembarcado no Brasil e na América Latina, sendo o quarto lote que o Butantan recebe em menos de um mês da biofarmacêutica Sinovac Life Science, com sede na China.

Com o recebimento desse lote, o Butantan já detém 10,8 milhões de doses disponíveis para uso imediato tão logo haja autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A produção local também já começou, com a chegada de matéria-prima para envase e rotulagem na fábrica de imunizantes do instituto.

Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

O tempo de desembarque foi muito ágil, considerando as posições de estacionamento dedicadas especialmente para aeronaves de cargas, em frente ao Terminal de Carga. O tempo foi recorde, em torno de 30 minutos.

Isso só foi possível pelo projeto de fluxo aduaneiro e operacional otimizados, criado pelo grupo de trabalho formado, especialmente para o recebimento e distribuição de vacinas, por profissionais de Viracopos, Receita Federal e da Anvisa, no qual se aplica a legislação aduaneira elaborada especialmente para receber mercadorias destinadas à pandemia, principalmente vacina e seus insumos.

Após a operação, o Boeing 777 partiu às 07:57 rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde a Swiss possui voos regulares.

Viracopos

Um levantamento realizado pela Alfândega da Receita Federal em Viracopos e pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, mostrou o que o Terminal de Carga de Viracopos atingiu o maior número de Declarações de Importação dentre todos os aeroportos do Brasil, consolidando-se como principal porta de entrada de produtos por via aérea e demonstrando, com números, a relevância econômica e logística do aeroporto na cadeia produtiva industrial brasileira.

A pesquisa mostra ainda que, se consideradas todas as Aduanas (terrestres, marítimas e aéreas), o Terminal de Carga de Viracopos só ficou atrás do Porto de Santos, na Baixada Santista, em termos de importação de mercadorias. Em média, o aeroporto tramita 28 mil Declarações de Importação por mês, além de 13 mil exportações mensais.

De acordo com o levantamento da Receita, um em cada quatro importadores e exportadores nacionais utilizam o Terminal de Carga de Viracopos.

“Além de grande terminal de passageiros, Viracopos possui um dos mais modernos e importantes terminais de Cargas do Brasil. Durante este ano o aeroporto recebeu toneladas de equipamentos e medicamentos ligados ao combate da COVID-19, mostrando a importância do aeroporto na logística de carga nacional e internacional”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.