Início Aeroportos

Chega ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, o avião Airbus A321 P2F da Azul Linhas Aéreas

Cena do vídeo apressntado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Após chegarem ao Brasil nos dias 17 de outubro e 7 de novembro, os dois primeiros aviões Airbus A321 P2F da Azul Linhas Aéreas estavam até agora no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde pousaram ao serem trazidos da China.

E hoje, 29 de novembro, um dos jatos foi levado ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), marcando a primeira vez que o novo modelo da frota da Azul chega à sua principal base operacional.

A gravação a seguir, feita pelo canal “Viracopos FullHD”, mostra o momento da chegada do jato, pela pista 33 de Viracopos:

Os dois A321, antes usados na operação de passageiros, foram transformados em cargueiros (P2F, ou Passenger to Freighter) na China. Com a chegada das aeronaves, de matrículas PS-AJA e PS-AJB, a empresa passará a oferecer maior capacidade operacional.

Os jatos devem iniciar as operações em fevereiro de 2025. A dupla de cargueiros tem pintura igual entre si, nos mesmos tons de azul das embalagens da Azul Cargo Express.

Os Airbus A321P2F são capazes de transportar até 27 toneladas, oferecendo 14 posições de pallets e uma capacidade volumétrica total de 212 m³. Comparados com a frota atual de Boeing 737-400F da Azul, os novos cargueiros proporcionam um aumento de 39% na capacidade de peso, 50% na capacidade volumétrica e uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada, além de um aumento de mais de 20% na utilização diária.

Estes avanços são acompanhados por uma redução significativa nas emissões de CO2, com uma economia de até 9.000 toneladas por ano por aeronave, considerando o mesmo volume de carga.

Além disso, há uma sinergia com a frota da Azul, que tem os Airbus A320neo e A321neo, incluindo manutenção de linha e hangar com os mesmos técnicos e habilitações, pilotos com a mesmas licenças e escala única para os dois tipos de operação, além do estoque e suprimento de peças, componentes aeronáuticos, e estrutura e suporte operacional.

Com informações da Azul Linhas Aéreas