Chega ao Brasil a mais recente aquisição da Voepass, um ATR 72 que voou na Ucrânia

Avião similar ao que chegou ao Brasil – Foto de Avaness, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Pouco mais de um mês após a confirmação oficial do fechamento do contrato de arrendamento para o ATR 72-600 de número de série 1262, a aeronave aterrissou em Natal, no Rio Grande do Norte, em voo proveniente da Bulgária, com paradas na Espanha e Cabo Verde. O avião integrará, em breve, a frota da Voepass, onde receberá a matrícula PS-VPA.

Após passar por processos de alfândega e nacionalização, a aeronave deve voar até Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde será configurada para entrar na malha aérea da companhia.

O ATR foi fabricado em 2007 e registrado em Malta pela Firefly Aviation. Em julho de 2020, passou para a ucraniana Windrose, onde operou voos domésticos e regionais. Após o começo da guerra na Ucrânia, a aeronave foi armazenada, segundo dados do site Planespotter. Ali, aguardou por um novo dono, até que a Voepass assinou o contrato.

Nos últimos meses, a Voepass tem realizado uma alteração na configuração de frota, devolvendo alguns ATR 72 e recebendo outros. As aeronaves têm sido empregadas, principalmente, em voos regionais realizados em conjunto com a Gol Linhas Aéreas em todo o país.

Rastreamento do Voo: FlightRadar24
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias