Chega ao Brasil o 2º exemplar do maior avião da Força Aérea – veja o pouso do KC-30

O A330-200 em Viracopos nessa manhã – Imagem: canal Golf Oscar Romeo no YouTube

Acaba de chegar ao Brasil nessa manhã de terça-feira, 25 de outubro, o segundo exemplar do maior modelo de avião da história da Força Aérea Brasileira (FAB), o Airbus A330-200 registrado sob a matrícula FAB 2902.

Tendo partido na noite da segunda-feira do aeroporto de Victorville, no deserto da Califórnia (EUA), o jato voou direto por quase 12 horas, até pousar às 07:45 no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), como também havia feito o primeiro exemplar em julho.

As belas cenas da gravação a seguir foram feitas e publicadas pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, através de sua câmera ao vivo apontada 24 horas por dia para o aeroporto campineiro.

Este segundo dos dois aviões do modelo Airbus A330-200, que na Força Aérea Brasileira são designados como KC-30, foi levado para Victorville para as manutenções finais e conclusão de aspectos burocráticos de contrato, antes da entrega da aeronave aos militares brasileiros.

Esta segunda aeronave utilizava a matrícula VP-BDV enquanto registrada em nome da empresa de leasing Avolon. O repasse à FAB, por sua vez, está sendo coordenado pela Azul Linhas Aéreas, que venceu um processo licitatório em abril para fornecer os dois jatos à Força Aérea, que os empregará em missões multi-propósito, incluindo transporte de cargas, tropas e reabastecimento em voo (após convertidos na chamada versão MRTT da Airbus).

Essa aeronave tem número de série 1508 e apenas oito anos de idade. Foi fabricada em 2014 e entregue inicialmente à Avianca Colômbia como N508AV. Depois, foi repassada à Avianca Brasil (OceanAir), na qual voou como PR-OCK até março de 2019, momento em que a companhia brasileira suspendeu operações e o avião acabou armazenado em Lourdes-Tarbes, na França, até se tornar parte do atual processo.

De maneira semelhante ao que foi feito com o primeiro exemplar, em breve este A330 deverá ser transladado de Campinas para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde será oficialmente entregue ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias