Chega ao Brasil o avião ucraniano Antonov AN-12, veja os detalhes

Imagem: João Filipe Castro

Chegou ao Brasil no início da tarde desta quinta-feira, 26 de maio, o avião cargueiro Antonov AN-12 da companhia aérea ucraniana Cavok Air.

Como informado em primeira mão pelo AEROIN na última terça-feira, fontes próximas à operação haviam informado que a aeronave de quatro motores turboélices, pouco comum de se ver no Brasil, passaria pelo país nesta semana, para buscar uma carga 7.300 quilogramas para a indústria de óleo e gás de Angola.

No dia seguinte, quarta-feira, a programação da operação se tornou conhecida através do sistema de voos aprovados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), indicando que dois aeroportos do país teriam o cargueiro ucraniano em suas pistas e pátios.

E o primeiro deles já assistiu à chegada do AN-12 às 13h35 desta quinta-feira, 26 de maio.

A aeronave, registrada sob a matrícula UR-CKM, chegou no voo CVK-7077, pousando pela pista 18 do Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre, do Recife (PE), onde faz apenas uma parada técnica para descanso da tripulação.

O AN-12 pousando no Recife nesta quinta-feira – Imagem: RadarBox
Imagem: João Filipe Castro

As imagens que ilustram essa matéria, gentilmente disponibilizadas ao AEROIN pelo leitor João Filipe Castro, mostram a aeronave no pátio do aeroporto pernambucano.

Conforme a programação, o voo CVK-7077 deve continuar logo no começo da manhã desta sexta-feira, 27 de maio, partindo com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde chega no final da manhã para o embarque da carga.

A previsão é de cerca de 2 horas de tempo de solo no aeroporto paulista, partindo então de volta para nova parada técnica no Recife, sob novo número de voo CVK-7078. Novamente haverá descanso da tripulação, partindo da capital pernambucana apenas no meio da manhã do sábado, 28.

A movimentação da aeronave poderá ser acompanhada na tela de radar disponibilizada abaixo. Ela aparecerá somente quanto seu sinal estiver sendo captado, portanto, pode haver momentos em que não seja possível vê-la.

Além disso, também abaixo, está a tela da transmissão ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, parceiro do AEROIN no YouTube, que tem uma câmera ao vivo mostrando o movimento no aeroporto de Viracopos, onde poderá ser vista a chegada e a partida.

A ucraniana Cavok Air opera uma frota composta exclusivamente de aviões Antonov AN-12, de fabricação também ucraniana. Segundo o site da companhia, são 7 aeronaves do modelo em sua posse.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ryanair alerta que as promoções “malucas” de 1 euro irão acabar

0
A companhia aérea de baixo-custo mais popular e polêmica da Europa, a Ryanair, pode por fim a um de seus principais símbolos.