Chega a Campinas o Airbus A330 presidencial francês; assista às cenas da aproximação e pouso

O A330 em Campinas, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Após partir da Guiana Francesa, ao norte do Brasil, e voar até Recife para uma parada técnica de reabastecimento, chegou a Campinas, no interior de São Paulo, na noite desse domingo, 8 de janeiro, o Airbus A330 da Armée de l’Air, a Força Aérea Francesa.

O jato de matrícula F-RARF, um dos três A330-200 com configuração VIP de cabine para transporte do presidente francês, pousou por volta das 21h45 no Aeroporto Internacional de Viracopos e sua chegada foi acompanhada ao vivo por diversas pessoas através da câmera do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube.

Como pode ser visto novamente no vídeo a seguir, a partir das 21h30 a câmera captou a aproximação do jato por cima da cidade de Campinas e todo o procedimento subsequente de afastamento para enquadramento na aproximação para a pista 15:

Segundo fontes próximas à operação, o jato do governo francês veio ao Aeroporto de Viracopos para ser submetido a manutenção pela Azul Linhas Aéreas, já que a companhia realiza trabalhos desse tipo em seus próprios Airbus A330.

Embora o Airbus A330 tenha alcance suficiente que o permitiria voar sem escala desde a Guiana Francesa até Campinas, o avião fez os dois trechos – até Recife e depois até Campinas – com trem de pouso estendido (provavelmente relacionado a algum aspecto que será resolvido nessa manutenção na Azul).

Com essa limitação de não recolhimento do trem, ambos os voos foram realizados em menor velocidade e menor altitude, geralmente abaixo de 20 mil pés – ao invés de acima de 30 mil como normalmente feito – levando a um consumo maior de combustível e à necessidade de parada de reabastecimento.

Até o momento da publicação dessa matéria, não havia uma previsão conhecida para o dia e horário da partida do A330 francês.

A tela a seguir disponibiliza a câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no Aeroporto Internacional de Viracopos, para que se possa observar caso o jato apareça sendo rebocado ou decolando.

Atualização: a aeronave foi levada ao hangar nessa manhã dessa segunda-feira, por volta das 09h, conforme as cenas do vídeo a seguir:

Câmera ao vivo no Aeroporto de Viracopos:

As operações de pouso e decolagem do F-RARF no Recife também foram captadas por câmera ao vivo, como pode ser visto novamente neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Boeing 767-300 LATAM

Latam Airlines se vê em meio à disputa política entre governos...

0
A Argentina foi duramente criticada pelo Governo das Ilhas Falkland (Malvinas, para os argentinos) após acusações de que o governo de Alberto