Chegada a data de estreia, nova empresa aérea não decola e nem publica justificativa

Concepção gráfica do Airbus A330 nas cores da empresa – Imagem: Pragusa.One

Se, por um lado, em meio à crise da aviação gerada pela pandemia da Covid-19 muitas empresas aéreas foram criadas, por outro, o número das que não chegam a decolar também começa a crescer.

Na semana passada, vimos uma nova empresa aérea francesa que sucumbiu poucos dias antes de sua primeira decolagem. Ela, no entanto, ao menos comunicou ao mercado que suspenderia seus planos de estreia por conta de dificuldades financeiras, e que continuaria buscando meios de solucionar o problema.

Agora, outra estreante não foi capaz de dar o “ponta-pé inicial” de seus voos nesta semana. Com previsão de seu primeiro serviço na segunda-feira, 21 de junho, a croata Pragusa.One parece não ter decolado. Neste caso, porém, até esta terça-feira, nenhum comunicado oficial foi publicado em seu site para explicar o que ocorreu.

Segundo havia publicado o Total Croatia News (TCN) em maio, a nova companhia aérea anunciava que faria voos de Dubrovnik, na Croácia, para as cidades americanas de Nova York e de Los Angeles com aviões Airbus A330 e A340 arrendados, começando nos dias 21 e 22 de junho.

Os destinos iniciais à venda no site da companhia

“Trabalhamos muito desde o verão de 2020 para criar este produto exclusivo para viajantes ávidos que estão prontos para voar para o exterior. As operações de voo ponto a ponto, combinadas com um pacote de viagem completo e serviço premium a bordo, são os principais fatores de sucesso para a melhor experiência de viagem no futuro. O mercado dos EUA representa um dos mercados-foco da Pragusa.One”, dizia Kresimir Budinski, diretor administrativo da empresa aérea.

Além dos dois destinos inaugurais, os planos da empresa já indicavam que até 2022 haveria base também em Praga, na República Tcheca, e voos para destinos na Ásia e África do Sul.

Previsão de malha de 2022 divulgada no site da empresa

As passagens começaram a ser vendidas em 24 de maio e até hoje, 22 de junho, o site da companhia continua divulgando preços e disponibilizando um cadastro para reserva de bilhetes.

Mas, segundo o portal EX-YU Aviation, ninguém ouviu falar dos voos inaugurais nesta semana e nenhuma justificativa foi dada pelo diretor ou algum outro representante da empresa.

Segundo entrevista ao TCN em maio, quando questionado sobre o que diria aos céticos que não acreditavam nos planos da Pragusa.One, Kresimir havia dito: “Não há mensagem. Deixe-os viver em seu cosmos. Enviar uma mensagem e tentar mudar sua mentalidade é um trabalho para o psicoterapeuta.”

Ao menos até esta terça-feira, ele tem dado motivos para os céticos dizerem que estavam certos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias