Início Acidentes e Incidentes

Chegando em Chapecó, Embraer 195-E2 teve falha e foi desviado; ouça as comunicações no pouso em Porto Alegre

O Embraer 195-E2 de matrícula PR-PJN, envolvido no incidente

Um problema técnico com um avião Embraer 195-E2 na última quarta-feira, 30 de agosto, resultou em um desvio para outro aeroporto quando o voo estava chegando ao destino originalmente pretendido, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, no interior de Santa Catarina.

A decisão pelo desvio visou maior segurança, já que os pilotos optaram por uma pista mais longa, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

As imagens a seguir, captadas pela câmera ao vivo do canal “Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos” no YouTube, mostram o momento do pouso na capital gaúcha e permitem ouvir as comunicações de tráfego aéreo. Abaixo do vídeo, veja mais informações sobre a ocorrência.

Como visto e ouvido na gravação acima, o voo em questão foi o AD-4171, da Azul Linhas Aéreas, que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O serviço era executado com o avião E195-E2 registrado sob a matrícula PR-PJN.

Dados de rastreamento online de voos mostram que, após a arremetida durante a aproximação em Chapecó, os pilotos mantiveram o avião em órbitas (trajetórias circulares de espera) por cerca de 10 minutos e então iniciaram o desvio para Porto Alegre:

Imagem: FlightRadar24
Imagem: FlightRadar24

Após cerca de 30 minutos desde o desvio, a partir das 19:21:40 (observe o horário no canto superior direito do vídeo), foi possível ouvir o controlador de tráfego aéreo do Aeroporto de Porto Alegre informando que estava ciente da necessidade de uso da pista completa para o pouso do jato.

Isso se deveu ao fato de que o problema técnico era com os flaps, os dispositivos na parte traseira das asas, que são defletidos para que haja maior sustentação em menor velocidade de voo durante a aproximação de pouso.

A aterrissagem ocorreu em segurança às 19:24:56. Na câmera secundária, mostrada no detalhe no canto superior direito da gravação, às 19:25:40 foi possível ver o avião sendo taxiado para a taxiway, sem necessidade de percorrer toda a pista, como também foi possível ouvir o piloto informando no mesmo momento.

O PR-PJN voltou a voar na manhã seguinte, dia 31 de agosto, completando um voo até Campinas sem novos reportes de intercorrências.

Em nota, a Azul informou que, por questões técnicas, o voo AD4171 precisou alterar para o aeroporto de Porto Alegre, e a companhia forneceu toda a assistência necessária a seus clientes, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e eles foram reacomodados em outros voos da empresa.

A Azul ainda afirmou que lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressaltou que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Sair da versão mobile