Chegando para o pouso, avião A330 tem pane, supostamente apagando ambos os motores

Airbus A330-200 da Sichuan – Imagem: BriYYZ / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Airbus A330-200 da companhia chinesa Sichuan Airlines, cadastrado sob a matrícula B-6535, apresentou uma pane de motor durante sua aproximação para pouso em incidente registrado na última quinta-feira, 20 de janeiro.

Segundo relata o The Aviation Herald, o jato estava realizando o voo 3U-8884 do aeroporto de Pequim para o de Chengdu, ambos na China, e estava na aproximação final da pista 02L do destino quando, cerca de 7 milhas náuticas (13 km) antes da cabeceira, indicou o problema.

Naquele momento, o A330 estava em descida cruzando cerca de 3.800 pés (cerca de 1.150 metros) de altitude quando os pilotos iniciaram uma arremetida e subiram para 7000 pés (cerca de 2.100 metros).

Eles relataram que suspeitavam de uma falha no motor, e que o propulsor esquerdo foi desligado. A aeronave pousou com segurança na pista 02L de Chengdu cerca de 25 minutos depois da arremetida.

O A330 fazendo a volta após a arremetida – Imagem: RadarBox

Os passageiros relataram que o comandante, ao comentar sobre a arremetida, afirmou que estava confiante de que eles conseguiriam pousar em breve.

Apesar do relato de pane de um motor, o The Aviation Herald informa que fontes da aviação chinesa afirmam que ambos os motores falharam temporariamente, e então o motor do lado direito foi reiniciado com sucesso em voo.

A companhia aérea informou apenas genericamente que a tripulação recebeu uma mensagem de falha do motor em voo, imediatamente ativou a resposta de emergência e notificou o controle de tráfego aéreo, e que após as devidas ações o voo pousou sem problemas, destacando que a operação monomotor é um assunto rotineiro.

Até a publicação desta matéria, mais de 48 horas após o pouso, o Airbus A330 da Sichuan Airlines permanecia em solo em Chengdu, conforme o histórico de voos da plataforma RadarBox.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias