Apesar de um atraso de dois dias em relação à programação inicialmente aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), chegou ao Brasil nesta manhã de sábado, 4 de março, o avião de fabricação russa Ilyushin IL-76, um modelo pouco comum de ser visto por aqui.
Operado pela companhia aérea Silk Way Airlines – Azerbaijan Cargo, baseada no Azerbaijão, o IL-76TD-90VD de matrícula 4K-AZ100 partiu, no dia 2 de março, de Houston, Estados Unidos, para o voo AZQ-6224, e realizou escalas em Santo Domingo, República Dominicana, e Port of Spain, Trinidad e Tobago.
Por fim, decolou na madrugada deste sábado e realizou o último trecho, de pouco mais de 4 horas e 10 minutos, rumo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE). O pouso ocorreu às 06h54 da manhã, enquanto o mais recente programação atualizada no sistema da ANAC indicava chegada às 06h00.
O vídeo a seguir, do momento do pouso, foi captado pelo canal Mundo Avião:
Também segundo o sistema da agência reguladora brasileira, o avião partiria após apenas duas horas no solo, às 08h00 deste mesmo sábado, 4 de março, rumo a Dakar, Senegal. Porém, até a publicação desta matéria, a partida já apresentava quase uma hora de atraso, condizente com o atraso da chegada.
O Ilyushin Il-76TD-90VD é uma aeronave de transporte militar fabricada pela empresa russa Ilyushin, mas que também se tornou um grande sucesso no transporte comercial de cargas devido à sua grande porta traseira.
É uma aeronave multifuncional de longo alcance, quadrimotor, projetada para o transporte de tropas, equipamentos militares e cargas. A aeronave tem peso máximo de decolagem de 210.000 kg e velocidade máxima de 850 km/h. O Il-76TD-90VD é capaz de transportar até 150 soldados ou até 45 toneladas de carga. É equipado com aviônicos e sistemas de navegação avançados, bem como um interior de cabine modernizado.
Vale lembrar que, além deste voo com IL-76 para Fortaleza, a Silk Way também tem programado dois voos com Boeing 747-400F de Cape Town (Cidade do Cabo), África do Sul, para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), neste final de semana, após a primeira operação nesta rota ter sido feita por um Jumbo Jet da Atlas Air.